O FC Porto foi condenado a pagar uma multa de 2.500 euros e perdeu ainda por 20-0 (não somando qualquer ponto, ao invés de 1, como acontece nas derrotas) na sequência da falta de comparência ao jogo com a Ovarense, a 16 de outubro, para a Liga Betclic de basquetebol, revelou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).
Recorde-se que o FC Porto não foi a jogo, cumprindo a ameaça feita no final da temporada passada, quando, após o jogo 5 da final diante do Sporting, avisou que não compareceria mais em campo caso um encontro seu voltasse a ser apitado por Fernando Rocha, Carlos Santos ou Paulo Marques, o trio de juízes na 'negra' da final do playoff da temporada transata - uma arbitragem que foi muito contestada pelo FC Porto. Ora, Paulo Marques era um dos escolhidos para esse duelo com a Ovarense, com os portistas a justificarem, nesse mesmo dia, a falta de comparência "em defesa dos superiores interesses do clube."
Como consta do regulamento disciplinar, a punição poderá ser mais severa no futuro, caso os dragões sejam reincidentes. "A aplicação da sanção de derrota em dois jogos consecutivos ou 3 interpolados determina a exclusão da competição da equipa do clube", lê-se no ponto 5 do artigo 57.º.
1/13
Capitão da equipa de basquetebol do FC Porto afastado por um longo período
Equipa de Boston perdeu frente aos Utah Jazz, por 105-103
Todos os números da competição na época 2025/26
João Fernandes foi a voz da ambição dos leões na competição europeia
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils