Festa do Basquetebol: Lisboa vence Aveiro em final de muitas emoções e sagra-se campeã de sub-14 femininos

• Foto: FPB

A 16.ª Festa do Basquetebol já tem um campeão! Lisboa é a primeira associação de distrito a vencer uma final na edição deste ano, depois de derrotar Aveiro, por 37-31, num encontro cheio de emoção - dentro e fora das quatro linhas - e com direito a reviravoltas no marcador.

Lisboa entrou melhor no encontro, e rapidamente se colocou a ganhar por um parcial de 6-0, com muita eficácia nas saídas rápidas à tabela adversária. A passos, Aveiro conseguiu encontrar o seu ritmo e entrar no jogo, diminuindo, aos poucos, a diferença no marcador. Ainda assim, os dois primeiros quartos foram favoráveis às lisboetas, que foram para o intervalo a vencer por 24-13.

PUB

O intervalo fez bem a Aveiro, que mostrou forças para ir atrás da vitória com uma entrada fortíssima no início da segunda parte. O domínio foi tal que terminou o terceiro período com um placard de 10-4, ainda que em termos gerais essa boa resposta se traduzisse num 23-28 no marcador. O quarto período seria o mais equilibrado do encontro (8-9), com a resposta de Lisboa na reta final do encontro a fixar uma diferença de seis pontos (31-37).

Lisboa volta a vencer uma final de sub-14 femininos oito anos depois, que em termos práticos se traduz num total de cinco edições - a Festa do Basquetebol não se realizou em 2020 e 2021 devido à Covid-19. Este era um troféu que fugia às lisboetas desde 2016, altura em que bateram Setúbal na final disputada também em Albufeira, colocando assim um ponto final na hegemonia portista, que venceu nos últimos cinco anos.

PUB

Em declarações a Record logo após a conquista, a treinadora Ana Cristina Nascimento assumiu que as jogadoras de Lisboa estavam à espera de um jogo difícil, frente a uma seleção "muito aguerrida e agressiva", "com jogadoras muito rápidas e que nunca desistem". Ainda assim, não escondeu a felicidade pelo triunfo, o primeiro à frente da AB Lisboa.

"Já sabíamos que ia ser complicado. Sabemos que Aveiro é uma equipa muito aguerrida, muito agressiva, muito defensiva. Em termos ofensivos e defensivos têm jogadoras muito rápidas, que nunca desistem de lutar. É uma equipa que nós já tínhamos defrontado duas vezes e, apesar das vitórias, sabíamos que ia ser um jogo intenso. Numa final, elas ainda são miúdas, um pouco inexperientes, então é normal que sintam os nervos e notámos isso em alguns momentos. De qualquer das maneiras, Lisboa teve muito bem nesse controlo das emoções na parte final. Todas as atletas que entraram em campo entraram bem e contribuíram para a vitória da equipa", começou por dizer-nos.

Como soube a equipa reagir à reviravolta de Aveiro?

PUB

"É algo normal nestas idades. Não é fácil para elas continuarem focadas e manter essa concentração durante tanto tempo. Portanto, há sempre estes altos e baixos durante os jogos. Mas era o que eu dizia, as atletas que entraram e substituíram as atletas que estavam cansadas, entraram bem e confiantes e conseguiram colmatar esses baixos que nós tivemos."

O que significa esta vitória para elas?

"É importante para elas. Este é um trabalho que nós fazemos desde setembro/outubro em Lisboa. Estas meninas queriam muito estar aqui. Ambicionavam muito chegar aqui a este Municipal e jogar. É uma vitória muito importante para elas e que certamente irão recordar para o resto da vida. Algumas poderão voltar [à Festa do Basquetebol], outras não, mas certamente que ficará para sempre na memória delas."

PUB

E para a treinadora, o que significa esta conquista?

"É a minha primeira vitória pela seleção de Lisboa. Fico muito feliz. Já o ano passado cá estive. Estivemos bem, mas não era o nosso ano. O Porto estava realmente muito forte. Mas continuámos a trabalhar e este ano conseguimos e estamos muito felizes pela vitória."

Por Sérgio Magalhães
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Basquetebol Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB