Depois da moralizadora vitória em Montenegro, a Seleção Nacional defronta este domingo a Grécia em Matosinhos, na qualificação para o Mundial de 2027, com o objetivo de voltar a derrotar uma formação histórica da modalidade, tal como também já havia acontecido nos últimos anos com Eslovénia, Espanha ou Argentina. Na opinião de Rafael Lisboa, esse historial nos duelos perante equipas teoricamente mais fortes dá mais confiança à Seleção comandada por Mário Gomes.
"Nós encaramos os jogos todos de igual maneira e dá-nos confiança. Ficamos contentes com o que fizemos no passado, mas a verdade é que sendo a Grécia ou qualquer outra equipa do grupo, o nosso objetivo é ganhar e, por isso, encaramos este duelo jogo com seriedade, sem medo nenhum deles, com respeito pela seleção que são e pelos pontos fortes que têm. Mas vamos tentar ganhar o jogo. Acreditamos que é sempre possível ganhar, qualquer que seja o adversário", garantiu o base, em declarações reproduzidas pela FPB.
"Acho que vamos todos ter um 'match-up' complicado, mas é para isso que nós jogamos estes jogos, é para isso que nós estamos nestas competições, é para jogar contra os melhores e poder competir, ganhar e mostrar o nosso valor", prosseguiu Rafael Lisboa, já uma das peças mais experiente do grupo.
"Sinto a equipa com atitude e confiança. Nunca se vai poder apontar nada, porque é basicamente o que nos define, o que nos permite competir ao nível que nós competimos. É a chave do sucesso desta equipa. Por isso, em termos de mindset, concentração, confiança, ambição, isso vai estar sempre lá, como está sempre desde que cheguei aqui à Seleção", observou.
Promovido a uma dos três capitães da Seleção Nacional, Rafael Lisboa está ciente da responsabilidade. "É um orgulho para mim poder ser vice-capitão, apesar de ser jovem. Mas é uma coisa que já sou neste grupo há muito tempo, sempre fui, nem que seja pela posição do jogo, como um líder da equipa, e isso está um pouco dentro da minha personalidade. Por isso acaba por ser uma coisa natural para mim", sublinhou.
Recorde-se que Portugal iniciou a qualificação com triunfo diante Montenegro, por 83-62, em Podgorica, na primeira jornada do Grupo B da primeira fase de qualificação.
Na primeira fase de qualificação para o Mundial de 2027, que se realiza no Qatar, apuram-se para a segunda fase os três primeiros de cada um dos oito agrupamentos.
Seleção defronta este domingo a Grécia na caminhada rumo ao Mundial'2027
Todos os números da competição na época 2025/26
Todas as divisões e conferências
Schaquilla Nunn chega proveniente da Polónia
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar