O Benfica anunciou ontem a contratação de Miguel Maria Cardoso, jovem base de 25 anos que havia ficado livre depois de não renovar com o V. Guimarães no final da última época.
A contratação de um dos melhores bases portugueses da atualidade – foi o 6º jogador mais valioso da Liga Placard em 2017/18 – está integrada na renovação total que os encarnados estão a fazer ao seu plantel (já saíram mais de uma dezena de jogadores, o treinador e o team manager) no sentido de reconquistarem os títulos que falharam no último ano, mas a chegada de Miguel Maria gerou forte reação dos adeptos... pelas piores razões.
As publicações nas redes sociais das águias a anunciarem o reforço para a secção foram invadidas por comentários a criticarem a contratação, com imagens de comentários antigos (entretanto apagados) do Facebook do base, onde este demonstrava o seu amor ao FC Porto. "Graças a Deus não nasci lampião", podia ler-se numa delas, repetida nos mais diversos fóruns e redes sociais de discussão da atualidade do clube da Luz.
Formado no FC Porto, Miguel estreou-se como profissional nos dragões em 2010/11 e venceu uma Taça de Portugal. Depois rumou a França, para jogar no Nanterre, até regressar a Guimarães em 2017.
Diferente de Tiago Pereira
Apesar de ter provocado a revolta em muitos adeptos do Benfica, o caso de Miguel Maria é diferente da polémica que envolveu Tiago Pereira em 2017, quando foi anunciado como reforço do voleibol do Benfica e acabou por não ficar na equipa, devido a publicações (em bastante maior número e nunca apagadas) de teor anti-Benfica nas redes sociais. Miguel apagou todas as publicações que tinha de apoio ao FC Porto e amigos próximos asseguram o seu total comprometimento com o projeto. Muitos adeptos do Benfica reagiram às críticas sobre esta contratação, alegando precisamente que o jogador já havia retirado todas essas publicações, desejando-lhe sorte de águia ao peito.
Ao site do clube, o base já falou à águia. "Jogar no Benfica é especial para qualquer profissional. É um orgulho muito grande e um desafio enorme fazer parte desta instituição, que luta para ganhar todos os títulos. Estou ansioso por começar."
Por José MorgadoPoste português está a fazer a sua melhor época
Base marcou, a 0.8 segundos do fim, o cesto da vitória dos bracarenses na Luz e destaca a época positiva dos minhotos
Águias têm de vencer esta terça-feira para terem a esperança de seguir em frente na competição, mas dependem de terceiros
Treinador do V. Guimarães recorda feito mas também a difícil transição após carreira de atleta
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países