Micah Downs marcou o lance livre decisivo ao cair do pano quando a partida estava empatada a 85
Moncho López, treinador do FC Porto, foi protagonista de um dos momentos do jogo 5 da final do playoff da Liga Placard de basquetebol. Após ser assinalada uma falta sobre Micah Downs a menos de um segundo do fim, que permitiu ao extremo do Sporting marcar o lance-livre que valeu o título (86-85), o técnico portista perdeu as estribeiras e pontapeou uma cadeira e um caixote do lixo. A cadeira acabou por embater na mesa onde estava o troféu, que ficou danificado e precisou mesmo de alguma reparação antes de ser entregue aos novos campeões.
Foi um final de loucos, o que se assistiu na 'negra' da final da Liga Placard. Num jogo repleto de reviravoltas e vantagens consideráveis no marcador, foi o Sporting quem acabou por levar a melhor ao vencer por 86-85, depois de um lance livre convertido por Micah Downs.
No plano individual o MVP foi Travante Williams, com 21 pontos e 8 assistências. No lado dos leões de destacar ainda Micah Downs (16 pontos, 5 ressaltos e 6 assistências) e John Fields (9 pontos e 5 ressaltos). Quanto ao FC Porto, Garrett Nevels acabou por ser o melhor marcador da partida, com 29 pontos, mas ficou condicionado pelos sete turnovers que realizou. Além de Nevels, Larry Gordon também esteve acertado, com 17 pontos e 8 ressaltos.
Converte apenas um Micah Downs, mas é o suficiente para dar o triunfo ao Sporting.
0:07 - Falta sobre Micah Downs e o americano vai para o lance livre.
0:07 - Shakir Smith aposta na jogada individual e empata a partida a 85.
0:17 - Riley desperdiça o primeiro lance livre, mas não cede no segundo. (83-85)
0: 40 - Micah Downs desperdiça o primeiro lance livre e converte o segundo. Um ponto separa as duas equipas. (83-84)
1:14 - Ellisor recupera a bola ainda no seu meio-campo, vai por ali fora e marca dois pontos. Ainda há esperança para o Sporting. (82-84)
2:09 – Travante não desperdiça dois lances livres e coloca a diferença em quatro pontos. Só faltam dois minutos para o apito final. (80-84)
2:50 – Nevels já soma 29 pontos! Mais uma grande jogada do norte-americano a deixar os dragões confortáveis na partida. (78-84)
3:34 - Mais um triplo de Nevels, que tem brilhado forte ao longo da partida. Dragões lideram com mais cinco pontos. (77-82)
3:52 - Falta antidesportiva assinalada a Fields. Na marca do lance livre, João Soares falha o primeiro mas não desperdiça o segundo. (77-79)
4:06 - Tinsley concretiza três lances livres e dá vantagem aos dragões. Minutos finais ao rubro! (77-78)
5:02 Passe a rasgar de Tinsley a descobrir Nevels que empata a partida a 75.
5:24 - Mais um triplo de Tinsley relança a partida. (75-73)
7:20 - Nevels perde a bola perto do meio campo, quando era o último homem, e João Fernandes não perde a oportunidade para marcar mais dois pontos. (73-68)
7:41 - Grande recuperação de bola de Nevels que, com um afundanço, chega aos 22 pontos na partida. É já o melhor marcador do encontro. (71-68)
8:10 - Diogo Ventura desperdiça o primeiro lance livre, mas não cede no segundo. O Sporting fica a posse de bola depois da bola parada, uma vez que o árbitro marcou falta antidesportiva a Riley. (71-66)
8:11 - 4.ª falta de Riley na partida.
9:08 - Grande drible de João Fernandes antes de apontar mais dois pontos na partida. (70-66)
64% de eficácia em triplos para o FC Porto e 52% para o Sporting...
O Sporting vai em vantagem para o último quarto da partida (68-63).
0:10 - Gesto de fair-play assinalável de João Soares num momento em que o FC Porto está a perder. O português disse ao árbitro que tinha sido o último a tocar na bola, quando o juiz ia assinalar lançamento lateral para os dragões.
0:38 - Travante marca mais dois mesmo em cima da buzina dos 24 segundos. (68-63)
1:34 - Mais um triplo de Micah Downs no jogo. São já quatro em toda a partida. (66-61)
3:07 - Diogo Ventura sofre falta e avança para o lance livre. O português não desperdiça o primeiro mas falha o segundo, ainda assim agora é o Sporting quem lidera. (63-61)
3:44 - Gordon marca mais dois pontos e ganha o lance livre, após sofrer falta de Ellisor. O norte-americano não desperdiça o lance livre e deixa os dragões em vantagem. (59-61)
4:22 - Nevels converte o lance livre. (59-58)
4:38 - Que afundanço de Gordon. Nevels progride com bola e com paciência descobre uma linha de passe nas costas da defesa do Sporting e Gordon afunda para reduzir a desvantagem portista. (59-55)
5:02 - Grande passe a rasgar de Travante e João Fernandes marca mais dois com um afundanço. (59-53)
A bola não entra em nenhum dos cestos há mais de dois minutos. As duas equipas bem vão tentando, mas o esférico teima em não entrar.
7:30 - Ellisor não desperdiça dois lances livres e acrescenta mais dois pontos à conta pessoal. (57-53)
8:17 - Micah Downs marca mais dois para a conta pessoal. (55-53)
Os jogadores orientados por Luís Magalhães recuperaram da desvantagem de oito pontos, que se via no marcador no instantes iniciais do 2.º período, e saem na frente para o intervalo por 51-47. Travante Williams é, mais uma vez, o melhor marcador do encontro com 14 pontos, seguido de Larry Gordon com 10. No capítulo das assistências, o extremo dos leões também lidera com cinco, à frente de Bradley Tinsley com três. Faltam outros 20 minutos de jogo para se saber quem vai suceder à bicampeã Oliveirense como campeão nacional. (Recorde-se que a formação nortenha venceu em 2017/18 e 2018/19, na época passada a pandemia da Covid-19 não deixou terminar a temporada).
1:05 - Micah Downs acerta mais um triplo e aumenta a vantagem dos leões a instantes do intervalo. (48-43)
1:33 - Diogo Ventura não desperdiça dois lances livres. (45-42)
1:47 - Vladyslav Voytso marca um lance livre e falha outro. (43-42)
2:06 - Pedro Catarino marca o primeiro triplo da conta pessoal e coloca os leões em vantagem, depois de recuperar de uma desvantagem de oito pontos. (43-41)
Alguns adeptos do Sporting estão no Pavilhão João Rocha para além das famílias dos jogadores. São cerca de três dezenas de adeptos leoninos, com o respetivo distânciamento e a máscara, a assistir ao vivo à partida.
2:54 – Grande recuperação dos jogadores orientados por Luís Magalhães, com Diogo Ventura a marcar mais dois pontos após boa jogada coletiva. Os leões estiveram a perder por oito, mas já chegaram à margem mínima. (40-41)
4:24 - Passe longo de Travante para Fields, que, apesar da oposição forte, ainda lança à tabela e marca mais dois pontos. (35-39)
4:48 - Fields sofre falta de Gordon e ganha mais um lance livre. Ainda assim, o norte-americano marca dois pontos nesse lance e depois não desperdiça na marca de lançamento livre.
5:59 - Fields ganha dois lances livres: falha o primeira mas concretiza o segundo. (29-33)
Equipas tentam inovar a nível defensivo: Sporting está a marcar Riley homem a homem e o resto da formação do FC Porto à zona, enquanto os dragões estão a defender em 3x2.
6.38 - Segundo triplo de Micah Downs no jogo. (28-33)
6:59 - João Soares consegue um triplo após um passe a rasgar de Nevels. FC Porto com a maior vantagem no jogo até agora. (25-33)
8:25 - Larry Gordon marca dois pontos, mesmo a soar a buzina referente aos 24 segundos de ataque. (25-27)
9:41 - Riley marca mais dois pontos e empata a 22 pontos.
Sporting vai para o segundo quarto em vantagem (22-20), a qual foi construída nos últimos segundos do primeiro período.
0:05 - Fields recupera a bola e coloca em João Fernandes que corre para o cesto e faz um afundanço para deixar o Sporting em vantagem no final do primeiro quarto. (22-20)
0:21 - Travante recebe a bola descaído para a esquerda e, mesmo com o contacto físico do adversário, consegue marcar mais dois pontos e empata a partida a 20.
2:05 - Bom trabalho coletivo do Sporting, a bola chega a Micah Downs que dá a Smith e o americano faz uma simulação de corpo e marca mais dois. (13-17)
4:22 - Tinsley faz cair mais um triplo, após um bloqueio direto, aproveitando um erro defensivo do Sporting. FC Porto pela primeira vez em vantagem. (11-12)
5:19 - Nevels, mais descaído para a direita do ataque, faz cair o primeiro triplo dos dragões no jogo. (11-9)
7:20 - Travante marca mais dois na partida, após boa jogada coletiva. (9-4)
9:24 – Responde bem o FC Porto, com Gordon a marcar os primeiros dois pontos dos dragões no encontro. Belo início de jogo. (2-2)
9:39 – Travante faz os primeiros dois pontos da partida. (2-0)
Arranca o jogo 5 da final do playoff da Liga Placard. Uma coisa é certa: vai haver festa no final da partida.
Ambos os treinadores fazem uma alteração no cinco inicial em comparação com o jogo 4.
Sporting:
Travante Williams, John Fields, Shakir Smith, Micah Downs e James Ellisor.
FC Porto:
Miguel Queiroz, Bradley Tinsley, Larry Gordon, Garrett Nevels e Eric Anderson.
Já se aquece no Pavilhão João Rocha. VAMOS, EQUIPA!!! #BasquetebolSCP #SCPFCP #LigaPlacard pic.twitter.com/FTP4kaU0Uz
Vamos! Vamos! #FCPorto #FCPortoBasquetebol #Basquetebol #FCPortoSports pic.twitter.com/PHGb58sJ96
? Contagem decrescente para o início do 5.° jogo da final da Liga Placard entre @Sporting_CP e @FCPorto.
Quem irá levantar o troféu de campeão nacional? #SomosBasquetebol #LigaPlacard pic.twitter.com/7as6Pltbgr
Hoje decide-se o campeão nacional de basquetebol. Sporting e FC Porto voltam a medir forças, desta feita no jogo 5 da final do playoff da Liga Placard, após vencerem dois jogos cada nesta eliminatória (uma em casa e outra fora).O encontro decisivo acontece no Pavilhão João Rocha, fruto da 'vantagem' do Sporting por ter terminado a fase regular em 1.º lugar.
Linces ocupam agora o 47.º posto
Adjunto de Luís Magalhães acredita que os leões estão melhores para a nova época
Treinador do Benfica elogia concorrência, na procura pelo pentacampeonato
Base do Sporting prevê uma equipa leonina em grande na temporada que está quase a começar
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve