Final do jogo
Final do jogo na Luz, Benfica vence FC Porto por 82-77 e segue no topo da Liga Betclic. As águias vingam-se assim da derrota na Supertaça frente aos dragões. Com 24 pontos, Tyler Stone foi o melhor marcador.
Águias 'vingam-se' da derrota frente aos dragões na Supertaça e seguem no topo da Liga Betclicas incidências do encontro
Final do jogo na Luz, Benfica vence FC Porto por 82-77 e segue no topo da Liga Betclic. As águias vingam-se assim da derrota na Supertaça frente aos dragões. Com 24 pontos, Tyler Stone foi o melhor marcador.
FC Porto não consegue aproximar-se do Benfica, adversário que vai gerindo a vantagem nos segundos finais (82-77).
Faltam 41 segundos e o Benfica tem o jogo na mão, liderando por 82-77.
A 1.06 minutos do final, Xeyrius Williams tem dois lances livres e desperdiça os dois, para delírio dos adeptos do Benfica, que estão na frente por 82-74.
Gonçalo Delgado falha afundanço teoricamente fácil e, na resposta, Aaron Broussard 'castiga' o FC Porto com um triplo. Benfica na frente por 82-74 a 1.27 minutos do final.
Outra vez Tyler Stone a converter um lançamento de três pontos, mas Toney Douglas responde de imediato na mesma moeda. Benfica lidera por 77-74.
Tyler Stone com triplo importante a 3.20 minutos do final. Benfica lidera por 74-71.
A quatro minutos do final do encontro, as emoções seguem ao rubro na Luz e com o vencedor ainda incerto. Benfica na frente por 71-69.
Triplo de Betinho Gomes, turnover do FC Porto na reposição de bola, e afundanço de Eduardo Francisco. Num ápice, o Benfica fica a ganhar por quatro pontos (68-64), a 5.50 minutos do final. E saiu uma falta técnica a Wesley Washpun.
Na resposta, José Barbosa converte um triplo e sofre falta. Jogada de quatro pontos para o Benfica, que passa assim para a frente por 64-62.
Com uma 'tapinha', Nico Carvacho empata o jogo (60-60), mas Gonçalo Delgado volta depois a meter os dragões na frente (62-60).
Responde de imediato o Benfica, com triplo de Eduardo Francisco. As águias estão atrás do marcador por dois pontos (58-60).
Toney Douglas é o primeiro marcar no quarto período. No ataque seguinte, foi a faz de Omlid fazer um triplo e colocar o FC Porto na frente por cinco pontos (60-55).
Início do quarto e decisivo período na Luz (55-55).
Final do terceiro quarto, tudo empatado na Luz (55-55)
O Benfica tem dois lances livres a 0.2 segundos do final do terceiro quarto, com Eduardo Francisco a converter os dois e a empatar o jogo (55-55).
Outro grande afundanço de Eduardo Francisco, no ressalto a um lançamento falhado, a colocar em delírio o público da Luz. Grande momento no clássico, com o Benfica a aproximar-se do FC Porto a fechar o terceiro quarto: os dragões lideram agora por 55-53.
Eduardo Francisco converte apenas um dos dois lances livres, estando o FC Porto agora na frente por 55-51, quando faltam 2 minutos para o final do terceiro quarto.
A 3.08 minutos do final do terceiro quarto, o FC Porto lidera por três pontos (53-50), com o Benfica a elevar os níveis de intensidade para voltar a apanhar o adversário. O público gosta da atitude das águias e incentiva os seus atletas. Também cerca de duas dezenas de adeptos do FC Porto fazem-se ouvir em prol dos dragões.
Toney Douglas converte triplo e vira-se para o público com olhar e festejo provocador, com a equipa de arbitragem a sancioná-lo com uma falta técnica. O ex-Benfica sorri de forma irónica.
Diogo Gameiro sofre falta de Toney Douglas no lançamento de três pontos e, na linha de lance livre, converte os três e reduz desvantagem para quatro pontos (47-51).
Tyler Stone reage e, com 7.º triplo das águias, reduz para 47-42.
O FC Porto parece ter vindo do balneário com a mira afinada, já levando três triplos concretizados nestes primeiros 4 minutos de segundo tempo. Agora foi Max Landis a colocar a sua equipa na frente por 47-39. Oito pontos à maior é a nova maior vantagem do encontro para o FC Porto.
Na linha de lance livre, o chileno Nico Carvacho não treme e converte os dois. Benfica reduz para três pontos (39-42).
Toney Douglas, no regresso à Luz, também converte um triplo para o FC Porto, que lidera por 42-35.
Os primeiros pontos do segundo tempo pertencem aos dragões, através de um triplo de Omlid, naquele que foi o primeiro lançamento de três pontos convertido da equipa, à 9.ª tentativa. O Benfica leva 6 triplos em 21 tentativas. O FC Porto lidera por 39-33.
Arranque da 2.ª parte, com posse de bola para o FC Porto. Os dragões lideram por 36-33.
Intervalo na Luz, com Diogo Gameiro a converter um triplo na derradeira jogada, deixando Fernando Sá visivelmente irritado com o espaço deixado pela sua equipa. Contudo, quem lidera é o FC Porto ao descanso, por 36-33.
Com 11 pontos, Tyler Stone é o melhor marcador das águias, mas é o portista Phill Fayne quem marcou nesta primeira parte, com 14 pontos.
A um minuto do intervalo, o FC Porto segue na frente por cinco pontos de vantagem (35-30).
Fase de algum desacerto em ambos os ataques, mas Phil Fayne foge em contra-ataque e aumenta vantagem portista para 33-29.
Wesley Washpun converte de um lado, Diogo Gameiro responde com um triplo a 3 minutos do intervalo. Os dragões lideram por 31-29.
A 3.56 minutos do intervalo, o FC Porto volta a passar para a frente, por 29-25, após alguns erros técnicos das águias no ataque.
Agora é a vez de Dreschel converter um lançamento de três pontos e Benfica adianta-se por 25-22.
Afundanço sempre espectacular, de Eduardo Francisco, a colocar em delírio os adeptos do Benfica, que vibram com o lance. Benfica na frente por 22-21.
Triplo de Tyler Stone opera a reviravolta no marcador, com o Benfica agora na frente por 20-19. É a primeira vantagem das águias no clássico. Fernando Sá, técnico do FC Porto, manda parar imediatamente o encontro, a 7 minutos do intervalo.
Arranque do segundo quarto na Luz, com o portista Xeyrius Williams a falhar dois lances livres na jogada inicial. FC Porto mantém-se na frente por 19-15.
Final do primeiro quarto na Luz. O FC Porto lidera por 19-15, num clássico emotivo onde ambas as equipas lutam com energia por cada posse de bola. Belo espectáculo até ao momento, com os dragões a entrarem melhor, a atingirem uma vantagem máxima de 7 pontos, mas as águias reagiram na parte final e encurtaram para quatro pontos.
Com seis pontos, Phil Fayne é o melhor marcador do FC Porto. Do lado do Benfica, Tyler Stone é o melhor pontuador, igualmente com 6 pontos.
Norberto Alves, técnico do Benfica, pede o primeiro time out para preparar um dos últimos ataques do primeiro parcial, a 41 segundos do fim. O FC Porto lidera por 19-14.
Na linha de lance livre, Gonçalo Delgado converte um dos dois lançamentos e mete o FC Porto a liderar por 17-10, a maior diferença até ao momento.
Gonçalo Delgado, antigo jogador das águias, coloca agora o FC Porto na frente por 6 pontos (16-10), a 2.30 do final do primeiro período.
O ambiente é de clássico e qualquer ponto é celebrado de forma efusiva. Agora foi Betinho Gomes a converter um triplo e colocar a partida empatada (10-10) à entrada dos últimos 5 minutos do quarto inicial.
Daquela confusão inicial aqui relatada falta dizer que a equipa de arbitragem assinalou uma falta antidesportiva para cada lado: Xeyrius Williams (FC Porto) e Betinho Gomes (Benfica). Já Omlid recebeu uma falta normal.
Primeiro momento de tensão na Luz, com jogadores de ambas as equipas a envolverem-se em picardias. Tudo aconteceu quando Omlid atira a bola contra Betinho Gomes e esta parece acertar no rosto de Betinho Gomes. Ora, o jogador do Benfica não gostou e foi pedir explicações ao adversário e gerou-se a confusão.
Triplo de Tyler Stone coloca em festa os adeptos benfiquistas, mas é o FC Porto ainda na frente por 6-5.
Primeiros pontos pertencem ao FC Porto, que inauguram o marcador na Luz: dragões na frente por 4-0.
Início da partida na Luz! Primeira posse de bola é para a equipa da casa...
Cinco inicial do Benfica: Tyler Stone, Diogo Gameiro, Trey Drechsel, Betinho Gomes e Nico Carvacho.
Suplentes: Eduardo Francisco, Aaron Broussard, Marcus Thornton, José Silva, José Barbosa, M. Ben Romdhane e Daniel Relvão
Cinco inicial do FC Porto: Max Landis, Tanner Omlid, Xeyrius Williams, Toney Douglas e Phill Fayne.
Suplentes: Miguel Maria, Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz, Wesley Washpun e Luís Silva.
Os árbitros da partida serão: Sónia Teixeira, Júlio Anaya e Hugo Silva.
Faltam cerca de 20 minutos para o arranque do clássico na Luz. Ambas as equipas encontram-se no terreno de jogo a realizar o habitual período de aquecimento. As bancadas vão-se compondo, com muita gente ainda a chegar às imediações do pavilhão.
As duas equipas já se encontraram esta época na final da Supertaça, com triunfo do FC Porto, por 97-93, após prolongamento.
Já Fernando Sá, técnico do FC Porto, disse que "é sempre positivo trabalhar sobre vitórias," após a sua equipa ter vencido os húngaros do Szolnoki na FIBA Europe Cup. Mas quanto ao clássico da Luz, referiu que tudo pode acontecer: "Nestes jogos, ambas as equipas entram com o mesmo objetivo, que é vencer, seja qual for o momento, independentemente de vitórias anteriores, desgaste de viagens, falta de tempo de preparação ou outro fator."
Citado pela página da Federação (FPB), Norberto Alves, treinador do Benfica, quer dar a volta por cima, após a sua equipa ter perdido esta terça-feira com os italianos do Derthona na Champions: "Foi um jogo em que defendemos muito bem e tivemos excelente atitude, mas fomos muito pouco eficazes na hora de lançar ao cesto. Para ganhar ao FC Porto, a equipa terá de voltar a um registo normal em termos ofensivos. Queremos ganhar e convidamos os adeptos a apoiar."
Benfica e FC Porto encontram-se hoje na Luz, a partir das 15 horas, o clássico que vai colocar frente a frente dois dos candidatos ao título, no duelo mais empolgante da 4ª jornada da Liga Betclic.
Águias derrotadas com Ostrava e açorianas sem hipóteses frente ao NKA Pecs
Após o escândalo com a detenção de Chauncey Billups
Selecionador Mário Gomes divulga pré-convocatória
Mais de 30 pessoas acusadas de envolvimento em esquemas
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa