Benfica estreia-se na Champions 2025/26 sem chama

Estreia na competição europeia foi autêntico pesadelo em derrota frente ao Gran Canaria

Benfica perde com Gran Canaria no primeiro jogo da Champions
Benfica perde com Gran Canaria no primeiro jogo da Champions • Foto: Paulo Calado

Com o selecionador Mário Gomes nas bancadas da Luz, o Benfica estreou-se esta época na sua quarta participação consecutiva na Liga dos Campeões com uma derrota pesada (61-98) na receção aos espanhóis do Gran Canaria, na 1ª jornada do Grupo H.

Os tetracampeões nacionais entraram muito inibidos na partida, começando, desde logo, a perder a luta nas tabelas, perante uma equipa mais alta, personalizada no poste esloveno-americano Mike Tobey (2,13 metros), e com melhor dinâmica no seu sistema de jogo, a contrastar com a apatia defensiva dos anfitriões.

Como consequência, o Gran Canaria cedo abriu uma margem confortável no marcador, aproveitando o maior número de bolas de ataque e a sua melhor eficácia de lançamento, com os triplos a serem convertidos com naturalidade e uma percentagem de eficácia elevada. A vantagem de 16 pontos (32-16) ao cabo do 1º período demonstrava que o Benfica estava desinspirado e sem capacidade para se opôr a um dos candidatos a conquistar a Champions.

Benfica perde com Gran Canária na estreia da Liga dos Campeões
Benfica perde com Gran Canária na estreia da Liga dos Campeões

Veio o 2º período e a toada foi ainda mais angustiante para as águias, que se prenderam nos seus 16 pontos durante 9 minutos, enquanto a turma espanhola dava um festival atacante, confundindo por completo a defesa dos encarnados, também sem capacidade para travar o jogo interior do Gran Canaria, nem as linhas de passe dos seus executantes, muitos furos acima das erráticas águias.

A perder ao intervalo por números de pesadelo (24-65), o Benfica reagiu na 2ª parte, com o canadiano Koby McEwen (17 pontos e melhor marcador do encontro) a ser o jogador da Luz mais inconformado.

A 2ª parte foi dos encarnados, a tentarem salvar a honra, enquanto o Gran Canária desacelerava, pois o jogo já estava resolvido há muito tempo.

O treinador Norberto Alves vai ter muito trabalho pela frente para por este Benfica mais competitivo neste patamar. 

Por Alexandre Reis
3
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Basquetebol
Notícias
Notícias Mais Vistas