Foram necessários dois prolongamentos para que os insulares garantissem a vitória
O CAB Madeira necessitou este sábado de dois prolongamentos para superar o Galitos do Barreiro, por 79-74, e conquistar dessa forma, pela terceira vez na sua história, um lugar na final da Taça de Portugal, que se disputará em Gondomar.
Numa primeira meia-final emocionante, os madeirenses prevaleceram e vão tentar no domingo, perante Benfica ou V. Guimarães, repetir o feito único de 2010/11, época em que bateram na final o Penafiel, por 74-72.
Início de jogo paupérrimo, em termos de marcação de pontos e eficácia ofensiva. No final do primeiro período, registava-se um empate a 10 e a partida parecia bloqueada.
Até ao intervalo, que chegou com o CAB a vencer, por dois pontos (22-24), o jogo exterior de ambas as formações não funcionou e as defesas imperaram sobre os ataques.
O embate ganhou ritmo e qualidade atacante no arranque do terceiro período. O influente base canadiano Jarred Jackson 'ressuscitou' na turma do Barreiro, enquanto na formação madeirense, o norte-americano Marzette começou a atinar com o cesto nos lançamentos triplos.
Com o veterano poste Freddy Gentry a 'mandar' no jogo interior, o CAB ganhou ligeira vantagem e avançou para o quarto e último período com 6 pontos de vantagem (43-37).
Num derradeiro fôlego, o Galitos respondeu com um triplo de Jacques Conceição, a 3.30 minutos do fim, e repôs a igualdade (49-49), depois de um parcial de 6-0.
Os derradeiros momentos do tempo regulamentar foram de 'loucos'. Depois de Marshall ter desperdiçado quatro lances livres, um 'triplo' de Diogo Correia, mesmo no último segundo, levou o embate para prolongamento (58-58).
Nos primeiros cinco minutos extra, o equilíbrio manteve-se, tal como a emoção e incerteza quanto ao vencedor.
A vencer por três pontos, um erro defensivo dos jogadores do Galitos deixou o extremo Fábio Lima completamente sozinho e este não se fez rogado e converteu um triplo para nova igualdade (67-67).
Nos últimos cinco minutos extra, imperou a maior concentração e frieza dos basquetebolistas do CAB, com destaque para Stefen Djukic, jogador que esteve na decisão do encontro, ao anotar um triplo e uma 'tapinha' decisivas.
Jogo no Pavilhão Multiusos, em Gondomar
Sob arbitragem de Luís Lopes, Carlos Santos e Pedro Lourenço, as equipas alinharam e marcaram:
Galitos do Barreiro: Jarred Jackson (18), Miguel Minhava, Jacques Conceição (19), Stephen Grosey (10) e Artur Castela
Jogaram ainda Khyle Marshall (16), Josimar Cardoso (2) e Diogo Correia (9)
Treinador: André Martins
CAB Madeira: Diogo Gameiro (8), Fábio Lima (14), Alex Marzette (15), Stefan Djukic (12) e Freddy Gentry (17)
Jogaram ainda Deividas Kumelis (1), Arvydas Gydra (12) e José Correia
Treinador: João Paulo Silva
Ao intervalo: 22-24
No final do tempo regulamentar 58-58
No final do primeiro prolongamento: 67-67
Marcha do marcador: 10-10 (10'), 22-24 (intervalo), 37-43 (30'), 58-58 (final do tempo regulamentar), 67-67 (final do primeiro prolongamento) e 74-79 (final do jogo)
Assistência: Cerca de 550 espectadores.
Encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal estava agendado para este sábado
Poste português com 9 pontos e 10 ressaltos no desaire em Milwaukee (116-101)
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam