CAB Madeira elimina Galitos e segue para a final da Taça de Portugal

Foram necessários dois prolongamentos para que os insulares garantissem a vitória

• Foto: Pedro Alves

O CAB Madeira necessitou este sábado de dois prolongamentos para superar o Galitos do Barreiro, por 79-74, e conquistar dessa forma, pela terceira vez na sua história, um lugar na final da Taça de Portugal, que se disputará em Gondomar.

Numa primeira meia-final emocionante, os madeirenses prevaleceram e vão tentar no domingo, perante Benfica ou V. Guimarães, repetir o feito único de 2010/11, época em que bateram na final o Penafiel, por 74-72.

Início de jogo paupérrimo, em termos de marcação de pontos e eficácia ofensiva. No final do primeiro período, registava-se um empate a 10 e a partida parecia bloqueada.

Até ao intervalo, que chegou com o CAB a vencer, por dois pontos (22-24), o jogo exterior de ambas as formações não funcionou e as defesas imperaram sobre os ataques.

O embate ganhou ritmo e qualidade atacante no arranque do terceiro período. O influente base canadiano Jarred Jackson 'ressuscitou' na turma do Barreiro, enquanto na formação madeirense, o norte-americano Marzette começou a atinar com o cesto nos lançamentos triplos.

Com o veterano poste Freddy Gentry a 'mandar' no jogo interior, o CAB ganhou ligeira vantagem e avançou para o quarto e último período com 6 pontos de vantagem (43-37).

Num derradeiro fôlego, o Galitos respondeu com um triplo de Jacques Conceição, a 3.30 minutos do fim, e repôs a igualdade (49-49), depois de um parcial de 6-0.

Os derradeiros momentos do tempo regulamentar foram de 'loucos'. Depois de Marshall ter desperdiçado quatro lances livres, um 'triplo' de Diogo Correia, mesmo no último segundo, levou o embate para prolongamento (58-58).

Nos primeiros cinco minutos extra, o equilíbrio manteve-se, tal como a emoção e incerteza quanto ao vencedor.

A vencer por três pontos, um erro defensivo dos jogadores do Galitos deixou o extremo Fábio Lima completamente sozinho e este não se fez rogado e converteu um triplo para nova igualdade (67-67).

Nos últimos cinco minutos extra, imperou a maior concentração e frieza dos basquetebolistas do CAB, com destaque para Stefen Djukic, jogador que esteve na decisão do encontro, ao anotar um triplo e uma 'tapinha' decisivas.

Jogo no Pavilhão Multiusos, em Gondomar

Sob arbitragem de Luís Lopes, Carlos Santos e Pedro Lourenço, as equipas alinharam e marcaram:

Galitos do Barreiro: Jarred Jackson (18), Miguel Minhava, Jacques Conceição (19), Stephen Grosey (10) e Artur Castela

Jogaram ainda Khyle Marshall (16), Josimar Cardoso (2) e Diogo Correia (9)

Treinador: André Martins

CAB Madeira: Diogo Gameiro (8), Fábio Lima (14), Alex Marzette (15), Stefan Djukic (12) e Freddy Gentry (17)

Jogaram ainda Deividas Kumelis (1), Arvydas Gydra (12) e José Correia

Treinador: João Paulo Silva

Ao intervalo: 22-24

No final do tempo regulamentar 58-58

No final do primeiro prolongamento: 67-67

Marcha do marcador: 10-10 (10'), 22-24 (intervalo), 37-43 (30'), 58-58 (final do tempo regulamentar), 67-67 (final do primeiro prolongamento) e 74-79 (final do jogo)

Assistência: Cerca de 550 espectadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Basquetebol
Notícias
Notícias Mais Vistas