Têm disputado as partidas fora do país devido ao conflito com o Hamas
Os clubes israelitas que participam na Euroliga e na Eurocup de basquetebol vão voltar a disputar os seus jogos em casa no final do ano, anunciou esta terça-feira o organismo que organiza as duas competições.
Na principal competição europeia de basquetebol, o Maccabi Telavive, um dos clubes mais titulados, com seis vitórias, e o Hapoel Telavive jogavam há quase dois anos os seus encontros como anfitriões na Sérvia e na Bulgária.
Desde outubro de 2023, na sequência do início do conflito entre Israel e o Hamas, as equipas israelitas têm disputado as suas partidas fora do país.
Após o acordo de cessar-fogo que entrou em vigor a 10 de outubro, a ECA, entidade organizadora da Euroliga, "aprovou a proposta de regresso dos jogos a Israel a partir de 01 de dezembro de 2025", informou a organização em comunicado.
O Hapoel, atual vencedor da Eurocup, agradeceu "ao CEO Paulius Motiejunas, à direção da Euroliga e a todos os clubes membros pela compreensão e apoio".
O proprietário do clube, Ofer Yannay, considerou tratar-se de "um passo importante para o regresso à normalidade".
Até lá, a Euroliga vai continuar a acompanhar de perto a evolução da situação, mantendo contacto com as autoridades locais e internacionais, as equipas visitantes e todas as organizações envolvidas.
De acordo com o calendário, o regresso dos jogos da Euroliga a Israel está previsto para a 14.ª jornada, com a visita dos franceses do Asvel ao Hapoel, a 4 de dezembro. Na semana seguinte, a 11 de dezembro, o Maccabi Telavive receberá a equipa gaulesa.
Têm disputado as partidas fora do país devido ao conflito com o Hamas
Tudo sobre a melhor competição de basquetebol do Mundo, que arranca na madrugada de 22 de outubro
Clube portuense, de regresso aos grandes palcos, conseguiu a primeira vitória nesta edição da Liga Betclic e a dupla brilhou nessa partida com o Galitos
Base liderou, com grande exibição, a vitória do Esgueira em Braga na terceira jornada da Liga Betclic
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua