Winston 'Too Tall' chegou à equipa depois de ter dado nas vistas num filme com Kyrie Irving
Fazer do basquetebol uma profissão a tempo inteiro não significa necessariamente que se tenha de jogar ao mais alto nível numa equipa. Que o digam os vários elementos dos Harlem Globetrotters, que ganham a vida a viajar pelo Mundo enquanto mostram os seus dotes com a 'redondinha' sem estarem propriamente a competir a sério. Na nossa viagem a Londres, onde vimos em primeira mão o que os fãs portugueses se preparam para ver nas próximas semanas, falámos com Winston 'Too Tall', uma das principais figuras do elenco norte-americano que está em tour pela Europa.
Apesar de medir 'apenas ' 1 metro e 77 centímetros, Winston cedo percebeu que o basquetebol era a sua paixão e o sonho passava por chegar à NBA. Foi alimentado durante os anos na escola mas terminou precocemente quando teve um treinador que lhe disse, de forma dura e crua, que ele era demasiado baixo para jogar ao mais alto nível. Um golpe difícil de digerir, mas que não o fez desistir de jogar. "Ao ouvir aquilo, com apenas 15 anos, foi complicado. Mas nunca pensei em baixar a guarda. Bem pelo contrário, quis lutar, trabalhar e provar que ele estava errado", contou, a Record, Winston, explicando depois que escolheu o nickname 'Too Tall' [demasiado alto] precisamente em resposta aos que apontaram a sua altura como impedimento para jogar basquetebol.
"Foi a forma que encontrei de calar os críticos. Isso e ter sucesso. Felizmente os Globetrotters apareceram na minha vida e estou cá há oito anos. Já consegui vários recordes do Guinness e não penso em ir jogar para outro sítio. Sou muito feliz aqui. O meu trabalho é inspirar as pessoas, inspirar crianças de que podem ser aquilo que quiserem, independentemente da altura, do peso, da nacionalidade. Só precisam de trabalhar, de se esforçarem e dedicarem. Tenho a possibilidade de viajar pelo mundo, divertir as pessoas e fazê-las acreditar em si mesmas. Não há nada melhor do que isso. Acho que essa é a verdadeira magia dos Globetrotters. Inspirar as outras pessoas e divertirem-se. As pessoas gostam de desporto e não apenas de competição", explicou o norte-americano, que chegou aos Globetrotters depois de ter dado nas vistas no filme 'Uncle Drew', onde contracenou com Kyrie Irving, atual craque dos Dallas Mavericks.
Tenho a possibilidade de viajar pelo mundo, divertir as pessoas e inspirá-las. Não há nada melhor do que isso e é essa a verdadeira magia dos Globetrotters
Jogador dos Harlem Globetrotters
Na equipa desde 2018, Too Tall é o rei da longa distância, mas também consegue ir até ao cesto afundar. Isto apesar dos tais 1,77 cm que tantos problemas lhe deram na infância. Truques que promete mostrar em Portugal, na visita que se inicia no dia 30 deste mês e se estende até 5 de junho. O entusiasmo é grande, até porque ficou a saber, com a ajuda de Record, que o seu jogador de futebol favorito tem nacionalidade portuguesa... "O Ronaldo é português? Não sabia disso, mas eu adoro-o. Até visto a camisola 7 e tudo. Quando estou com as crianças antes dos espetáculos pergunto-lhes sempre se preferem o Ronaldo ou o Messi e a maior parte diz que prefere o Ronaldo. Adoraria conhecê-lo, ensinar-lhe alguns truques de basquetebol e aprender alguns de futebol. Ele é uma estrela mundial", apontou Winston.
A tour dos Globetrotters em Portugal começa em Albufeira (30 de maio), segue para Viseu (31 de maio), depois Lisboa (1 de junho), Porto (2 de junho), Braga (3 de junho), Vila Nova de Gaia (4 de junho) e fecha em Évora (5 de junho).
Depois da Finlândia derrotar a favorita Sérvia, eis que cai mais um 'gigante'
Poste português precisará de outra fase final de um EuroBasket para superar João Santos
Extremo canadiana oriunda do Sporting de Braga
Capitão de Portugal enaltece campanha no Eurobasket
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United