Protesto dos dragões relativamente à nomeação de determinados árbitros chegou ao fim
O FC Porto já não vai faltar a mais encontros da Liga de basquetebol, em protesto com a nomeação de determinados árbitros. O clube e a federação reuniram-se e emitiram esta segunda-feira um comunicado conjunto, concluindo que a situação trouxe "elevados prejuízos para o prestigio da modalidade".
A federação comprometeu-se a "intensificar as ações e projetos tendentes à melhoria contínua da qualidade da arbitragem nacional", ao passo que o FC Porto "revoga a sua decisão de não participar em jogos para os quais o Conselho de Arbitragem nomeie algum dos árbitros que lhe mereceram protesto".
Relacionadas
Leia o comunicado na íntegra:
"A Federação Portuguesa de Basquetebol e o FC Porto analisaram em conjunto a situação decorrente da não comparência do FC Porto a dois dos jogos da Liga Betclic. Foi consensual a conclusão de que desta situação resultam elevados prejuízos para o prestigio da modalidade.
No decurso destes contactos, a Federação Portuguesa de Basquetebol manifestou o seu compromisso de intensificar as ações e projetos tendentes à melhoria contínua da qualidade da arbitragem nacional, de entre os quais se salienta:
i. A divulgação pública das avaliações e classificações dos juízes;
ii. A prestação de informação atempada sobre os árbitros escolhidos para pontos altos e fases decisivas da competição;
iii. A dinamização do grupo de trabalho criado para análise de situações de jogo relacionadas com a arbitragem;
iv. Os estudos para a implementação de meios tecnológicos necessários para a comunicação entre os elementos da equipa de arbitragem, permitindo o seu registo.
Neste sentido, o FC Porto revoga a sua decisão de não participar em jogos para os quais o Conselho de Arbitragem nomeie algum dos árbitros que lhe mereceram protesto."
Português fez 9 pontos
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Entrada de leão vale subida ao 2,º lugar da Liga Betclic à 4.ª jornada
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Marcou e assistiu na vitória por 3-1 frente ao Instituto