Basquetebolista do Benfica queixou-se de insultos racistas antes do clássico com o FC Porto em basquetebol
Francisco J. Marques comentou na noite desta terça-feira, no Porto Canal, a denúncia apresentada por Betinho, basquetebolista do Benfica, de um caso de racismo de que terá sido alvo no recente clássico da modalidade com o FC Porto, no Dragão Arena. O diretor de comunicação dos dragões condenou a eventual existência dos ditos insultos, não deixando de apontar aquilo que chamou de "tratamento desigual" ao FC Porto.
"Não há coisa pior no desporto do que insultos racistas, seja onde for. O racismo tem que ser irradicado. O FC Porto sempre combateu isso", começou por dizer, comentado depois diretamente o caso: "O que alegadamente aconteceu no Dragão Arena não foi reportado à policia... O jogador queixou-se mais de 24 horas depois... De recordar que quando o nosso ex-jogador Marega foi alvo de insultos racistos abandonou terreno do jogo, até com possível prejuízo para a equipa. Temos também um caso mais recente, com o Pepe, que também se queixou no momento em que as coisas aconteceram. Aqui não sei se aconteceram ou não, não há imagens que o atestem, se aconteceram é lamentável. Não estou a colocar em causa que tenha acontecido, mas acho estranho que sempre que o Benfica perde no Dragão Arena haja sempre uma narrativa qualquer."
Relacionadas
A ideia de que casos semelhantes, envolvendo outras equipas, não tiveram o mesmo tratamento foi, de resto, vincada por Francisco J. Marques. "Ainda esta semana houve uma situação semelhante num outro jogo... Mas para a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) só é caso quando supostamente acontece nas instalações do FC Porto. Há quase dois anos, o Sporting emitiu um comunicado sobre insultos racistas em Oliveira de Azeméis e a APCVD nada fez, a FPB nada fez. Agora fez. Podemos estar na presença de uma coisa muito desagradável. Espero que não seja verdade e se for espero que não volte a acontecer. Mas estamos na presença também de ódio ao FC Porto", disse, deixando a garantia de que os dragões combatem este tipo de situação: "Não é só com queixas que devem agir, as autoridades, senão não servem para nada. Não sei se o Betinho apresentou queixa, admito que tenha apresentado, mas não sei. No FC Porto iremos combater este tipo de comportamentos se existirem nas nossas instalações, mas isto é um caso muito evidente de tratamento diferenciado quando se trata do FC Porto."
Dragões bateram os húngaros do Szombathely depois de estarem a perder por 19 pontos
Poste prepara-se para fazer a terceira época ao serviço dos encarnados
Dragões começam hoje a qualificação frente aos húngaros do Falco Szombathely
Linces ocupam agora o 47.º posto
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Selecionador brasileiro destaca qualidade dos dois jogadores que atuam em Portugal