Jogadora do GDESSA Barreiro, de 35 anos, elogia o ponto de partida da seleção portuguesa
A inédita presença no Eurobasket'2025 aumentou a responsabilidade da seleção portuguesa sem facilitar a tarefa de chegar à edição de 2027 da competição, afirmou esta quinta-feira a base Márcia Costa, em declarações à agência Lusa.
A dois dias de iniciar a qualificação para o Eurobasket'2027, com a visita à Sérvia, em Belgrado, no sábado, para o Grupo G da primeira fase de qualificação, a jogadora do GDESSA Barreiro, de 35 anos, elogia o ponto de partida da seleção portuguesa.
"É bom sentirmos que, quando nos juntamos, não começamos do zero. Isso é bastante importante. Começamos com bons 'feelings' e que é um grupo que já tem algum trabalho junto e está cada vez mais coeso. Agora, aumentou a responsabilidade porque há vontade de conquistar mais e de voltarmos a estar nos momentos altos, para provarmos que não foi coincidência. Então é essa a responsabilidade, a de querer sempre fazer melhor", afirmou a jogadora natural de Setúbal.
Márcia Costa foi considerada a melhor jogadora em Portugal entre 2010 e 2020, período em que vestiu as camisolas de Montijo, Quinta dos Lombos e do atual clube, contando ainda passagens pelos húngaros do KSC Szekszárd e pelos belgas do Castros Braine.
O reencontro com a Sérvia, 10.ª do ranking da FIBA - Portugal é 38.º -, depois de ter confirmado o apuramento para o último Europeu frente à seleção balcânica é indiferente, para a jogadora do GDESSA Barreiro.
"A Sérvia também está a passar por umas mudanças no plantel e na equipa técnica, o que, obviamente, também vai trazer coisas novas. Desta vez chama-se Sérvia, mas poderia ter outro nome qualquer porque nós, sinceramente, estando nesta posição, o que nós queremos é arranjar maneira de nos qualificarmos e estarmos tranquilos o mais rápido possível", referiu.
Segue-se o embate com a Islândia (66.ª da hierarquia), no Barreiro, na terça-feira, às 19H, sem que também atemorize Márcia Costa.
"Temos a noção do panorama europeu e estamos satisfeitos com o grupo que nos escolheu", lançou.
Portugal inicia o Grupo G da primeira fase de qualificação para o Eurobasket2027, organizado por Bélgica, Finlândia, Suécia e Lituânia, frente à Sérvia, em Belgrado, no sábado, a partir das 18H locais (17H em Lisboa), recebendo, três dias depois, a Islândia, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, às 19H.
Esta fase de grupos encerra com a receção a Sérvia e Islândia, em 14 e 17 de março de 2026, respetivamente, promovendo os dois primeiros de cada grupo e os três melhores terceiros para a segunda ronda, a disputar em novembro de 2026 e fevereiro de 2027, novamente em grupos de quatro.
Um dia depois da derrota frente aos Philadelhia 76ers, o poste luso voltou a ser titular
Jogadora do GDESSA Barreiro, de 35 anos, elogia o ponto de partida da seleção portuguesa
Todos os números da competição na época 2025/26
Todas as divisões e conferências
Extremo natural de Alverca atua há duas temporadas no Ottawa Atlético
Subdiretor de Record diz que antigo treinador do Benfica pode pronunciar-se em breve
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Antigo técnico do Gil Vicente 'inventou-o' como ponta-de-lança... em Barcelos