Ricky Rubio em destaque no campeão do Mundo
A Espanha, campeã em 2006, qualificou-se esta terça-feira de forma convincente para as meias-finais do 18.º Mundial de basquetebol, na China, ao bater a Polónia por 90-78, juntando-se à Argentina, que superou a Sérvia.
Num embate que liderou quase de princípio ao fim, a formação comandada por Sergio Scariolo confirmou o favoritismo que lhe era atribuído, mas os polacos deram sempre grande réplica e, a 5.42 minutos, colocaram-se a escassos quatro pontos (76-72).
Os espanhóis não poderiam, porém, ter respondido da melhor forma, com um parcial de 11-0, selado com três pontos (2+1) de Willy Hernangómez, dois 'triplos' de Ricky Rubio e, a fechar, a 2.41 minutos do final, um 'afundanço' de Victor Claver.
Ricky Rubio, com 19 pontos, nove assistências e cinco ressaltos, foi o melhor jogador da seleção de Espanha e esteve muito bem acompanhado pelos dois irmãos Hernangómez: Willy terminou o embate com 18 pontos e Juancho com 14.
Decisiva foi também a prestação de Rudy Fernandez, que marcou 16 pontos e acertou todos os cinco 'triplos' que tentou, enquanto Marc Gasol, mesmo ainda longe do seu melhor nível, contribuiu com importantes 10 pontos e sete assistências.
Na formação polaca, destaque para os 19 pontos e seis assistências de AJ Slaughter, os 15 pontos de Adam Wackzynski e os 11 de Michal Sokolowski.
A Espanha, que deu um passo que pode ser decisivo para conseguir uma das duas vagas para equipas europeias nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, fica agora à espera de resultado de quarta-feira entre Austrália e República Checa.
No primeiro encontro dos quartos de final, a Argentina manteve, como a Espanha, o seu registo 100% vitorioso (seis triunfos em seis jogos), ao bater a Sérvia por 97-87.
Os sul-americanos estiveram quase sempre no comando do marcador e, quando os sérvios passaram para a liderança, já no quarto período (68-70, a 9.41 minutos do fim), reagiram como 'campeões', com um parcial de 14-3 que decidiu o encontro.
Na parte final, os sérvios ainda se colocaram a seis pontos (91-85), à custa da inspiração de Bogdan Bogdanovic, mas, mais uma vez, a resposta argentina foi demolidora, com um 'tiro' de Facundo Campazzo e um 'afundanço' de Gabriel Deck.
Ao domínio dos europeus nas tabelas (42 ressaltos, contra 29), os argentinos responderam com inspiração nos lançamentos de três pontos (12 em 27) - os sérvios marcaram apenas oito em 28 -, especialmente na primeira parte (nove de 16).
Facundo Campazzo, com 18 pontos, 12 assistências e seis ressaltos, liderou o 'cinco' de Sergio Hernández, secundado pelo veterano Luis Scola, com 20 pontos e cinco ressaltos, Patricio Garino, com 15 pontos, e Gabriel Deck, com 13.
Na formação sérvia, Bogdan Bogdanovic foi o melhor marcador, com 21 pontos, enquanto Nikola Jokic contribuiu com 16 pontos, 10 ressaltos e cinco assistências, e Nemanja Bjelica com 18 pontos e sete ressaltos.
A seleção argentina, que já garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, como melhor formação sul-americana na prova, vai encontrar nas 'meias' o vencedor do embate de quarta-feira entre os Estados Unidos e a França.
Minhotos vencem por 82-81 nos oitavos de final
Encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal estava agendado para este sábado
Poste português com 9 pontos e 10 ressaltos no desaire em Milwaukee (116-101)
Todas as divisões e conferências
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam