NBA Basketball School: identificar o próximo Neemias Queta

Programa também tem uma missão de scouting

A carregar o vídeo ...
NBA Basketball School em Braga

Os principais objetivos das NBA Basketball Schools são de cariz lúdico e de integração, mas, para lá da divulgação da modalidade mediante o denominado "NBA way", o modelo também contempla espaço para uma vertente competitiva que tem como finalidade identificar diamantes em bruto.

Uma missão de scouting à escala global que no nosso país tem proporcionado alguns dividendos à custa da afirmação mundial de Neemias Queta, o primeiro português a ser campeão da NBA ao serviço dos Boston Celtics.

"Há apenas 18 NBA Basketball Schools no mundo. Portugal foi o 6º país da Europa a usufruir deste evento de desenvolvimento técnico e individual agregado aos valores da NBA, como são o divertimento, o compromisso e o respeito pelo próximo", começou por esclarecer Nuno Tavares, diretor geral da NBA Basketball School Portugal, para logo de seguida sublinhar que "o NBA way é um projeto que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos 75 anos de maneira proporcional às capacidades técnicas de cada jovem": "Aliás, para participar neste evento nem é preciso ser jogador. A NBA abre as portas a todos e para alguns estes três dias de cada evento até se apresentam como a iniciação ao basquetebol".

Evento agregador com uma recetividade à imagem do sucesso de Neemias Queta, mas também capaz de identificar elementos com potencial para "alcançarem o sonho de chegar à NBA"

"A maior parte dos técnicos não são portugueses e o diretor técnico é sempre norte americano. Este também é um método da NBA para proporcionar culturas e maneiras de pensar o jogo diferentes e é interessante constatar a elevada adesão que não pode ser dissociada do fenómeno Neemias Queta", comentou Nuno Tavares, sem fazer segredo dos projetos desportivos que estão a ser desenvolvidos paralelamente: "A grande vantagem de estar a trabalhar diretamente com a NBA está relacionado com o acesso a série de eventos globais. A organização contempla os Paris Games, que é um jogo da época regular que se realiza fora dos Estados Unidos. Mediante este programa já foram selecionados seis jogadores dos eventos realizados em Portugal em 2023 para ir Paris em janeiro. Lá participaram num campo de especialização com outras NBA Schools e ao mesmo tempo assistiram a um jogo da NBA e participaram numa série de workshops".

Escolha realizada mediante uma série de requisitos que Nuno Tavares revelou ter como finalidade "construir uma equipa para levar aos jogos globais em Abu Dhabi, no Dubai, país onde se juntam todas as NBA Basketball Schools para realizar um torneio mundial e ao mesmo tempo dois jogos de pré-época da NBA, no caso entre os Boston e os Denver". "Estes momentos são importantes e recentemente um atleta de Angola que ficou na nossa MVP Academy foi convidado para viajar para Atlanta, nos Estados Unidos da América, de modo a participar no maior torneio de basquetebol do mundo. Evento onde vão estar 25 equipas da NBA e 195 universidades. Contas feitas, participar na NBA Basketball School não só ajuda a abrir portas para eventos internacionais, como pode permitir aos jovens serem observados para, caso tenham as aptidões necessárias, poderem chegar a um evento de elite".

Por Pedro Malacó
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Basquetebol
Notícias
Notícias Mais Vistas