Patrick Dumont fala da "atração global" do basquetebol em todo o mundo
O dono da equipa Dallas Mavericks defendeu este domingo, em Macau, que as negociações entre a NBA e a Euroliga sobre uma nova competição europeia demonstra o poder desta modalidade em todo o mundo.
"A NBA está a analisar potenciais atividades na Europa. Porquê? Devido à atração global da modalidade", disse Patrick Dumont, em Macau, durante um evento público sobre o negócio do desporto.
A Euroliga, atualmente considerada a segunda melhor competição do mundo de clubes, atrás da NBA, confirmou na sexta-feira a realização, dois dias antes, de um encontro com a NBA e a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
O objetivo foi "identificar uma estrutura colaborativa que beneficie todas as partes envolvidas", disse a Euroliga, que garantiu ter imposto quatro "princípios básicos" a qualquer discussão sobre a criação da NBA Europa.
"Quando eu era jovem, o basquetebol era inerentemente local. Nós falávamos dos Knicks, mas ninguém assistia a um jogo ao vivo"
Dono dos Dallas Mavericks
Entre estes princípios estão "proteger a identidade do basquetebol europeu e dos seus adeptos", manter a "excelência competitiva" e garantir que o poder de decisão "permanece na Europa".
Em abril, a Euroliga tinha descrito a criação de uma nova competição como "uma ameaça" às tradições do basquetebol europeu, que podia "levar à fragmentação e à confusão" na modalidade.
Duas semanas antes, a NBA tinha anunciado que iria explorar a criação de uma liga profissional na Europa em parceria com a FIBA.
Quaisquer mudanças podem afetar as competições europeias existentes, incluindo a Liga dos Campeões, que esta época conta com o Benfica, e a Taça Europa, disputada pelo Porto e Sporting.
Patrick Dumont defendeu que há "um entusiasmo mundial em torno" do basquetebol, porque a Internet permite aos adeptos acompanhar "as suas equipas favoritas, mesmo que não estejam perto".
"Quando eu era jovem, o basquetebol era inerentemente local. Nós falávamos dos [New York] Knicks, mas ninguém assistia a um jogo ao vivo", recordou o presidente da operadora de casino Las Vegas Sands.
Relacionadas
Dumont, que cresceu em Nova Iorque, sublinhou ainda que, além de assistir aos jogos, as redes sociais permitem aos adeptos "criar comunidades em torno do amor à modalidade".
"O desporto pode fazer muito para unir as pessoas", disse o empresário, sentado ao lado do antigo futebolista internacional inglês David Beckham e Joe Tsai Chung-Hsin, dono de outra equipa da NBA, os Brooklyn Nets.
Os Nets vão jogar hoje, pela segunda vez em três dias, contra os Phoenix Suns, na Venetian Arena, propriedade da Las Vegas Sands, em partidas de pré-época que marcam o regresso da NBA à China após seis anos de rutura.
No evento, Patrick Dumont desafiou Joe Tsai a organizar, também na Venetian Arena, jogos entre equipas da liga norte-americana de basquetebol feminino, a WNBA.
As Las Vegas Aces, lideradas por A'ja Wilson, com 31 pontos, derrotaram na sexta-feira, por 97-86, as Phoenix Mercury, conquistando o terceiro título da WNBA em quatro anos.
Patrick Dumont fala da "atração global" do basquetebol em todo o mundo
Emblema de Oliveira de Azeméis triunfa por 104-93 na 2.ª jornada
Toronto Raptors levaram a melhor num duelo de pré-temporada (107-105)
14 mil pessoas assistiram ao encontro entre Brooklyn Nets e os Phoenix Suns
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos