Treinador dos encarnados analisou o triunfo que confirmou a conquista do tetracampeonato
O Benfica sagrou-se tetracampeão nacional de basquetebol ao derrotar este domingo, no Dragão Arena, o FC Porto (71-93), um adversário a quem Norberto Alves deixou muitos elogios.
"Vencer é sempre especial, mas tenho muito respeito pela instituição que é o FC Porto, que nos dominou na maior parte deste campeonato e noutras competições. Sentimos, a certa altura, nos confrontos com eles que tínhamos de estar em completa superação e acho que a equipa se superou. Eu disse aos rapazes que tínhamos de nos transcender, porque do outro lado estava uma equipa com uma enorme qualidade, muito bem treinada e que exigiu de nós o máximo para podermos ganhar este campeonato", disse o treinador do Benfica, em declarações no final do encontro na cidade Invicta, sublinhando de seguida a exibição dos seus jogadores: "O Benfica é este que hoje esteve aqui no Dragão Arena, que é muito diferente do de sexta-feira [terceiro jogo da final]. Foi muito mais forte e afirmativo. No último jogo, estivemos muito mal. Hoje, quando estivemos a perder, no primeiro período, num dos "time out" [desconto de tempo] que pedimos, vimos que o jogo ia ser complicado e eu disse à equipa que o acelerasse completamente, para tentar marcar nos primeiros segundos, porque dificilmente o jogo ia ser ganho de outra forma. Tínhamos de desgastar o FC Porto o mais possível e foi o que fizemos. Isso permitiu-nos correr e ter cestos de elevada eficácia em contra-ataque, o que nos permitiu ganhar uma margem pontual, num jogo que era decisivo para eles, mas não ainda para nós. Os aspetos mentais vêm muito ao de cima no playoff."
Relacionadas
A crença no título
"Eu acreditava muito. Tinha confiança naquilo que tem sido a gestão da equipa e no controlo emocional nestes momentos."
A justiça do 'tetra' e os elogios a Betinho e Romdhane
"Somos uns justos campeões. O Betinho Gomes? Digo sempre que os grandes jogadores são aqueles que fazem o colega de equipa ser melhor todos os dias, pelo exemplo. Os excecionais jogadores, que é o caso do Betinho Gomes e o do Makram Romdhane, são os que fazem os colegas ser campeões", terminou.
Depois da Finlândia derrotar a favorita Sérvia, eis que cai mais um 'gigante'
Poste português precisará de outra fase final de um EuroBasket para superar João Santos
Extremo canadiana oriunda do Sporting de Braga
Capitão de Portugal enaltece campanha no Eurobasket
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United