A Ovarense conquistou esta tarde a 5.ª edição do Torneio dos Campeões ao bater o Benfica, por 69-57, na final de uma competição realizada no Pavilhão Municipal de Portalegre.
Depois de ter superado o Lusitânia por 16 pontos (97-81) nas meias-finais, a formação vareira voltou a mostrar-se mais forte do que os rivais, superando os encarnados por claros 12 pontos.
No jogo de apuramento do 3.º e 4.º lugares, o FC Porto, que havia perdido com o Benfica nas "meias", também não deu hipóteses ao Lusitânia, acabando por triunfar (69-60).
Na final, a equipa de Ovar liderou sempre o marcador, com excepção de uns breves minutos no terceiro período, altura em que o Benfica, apoiado por um público entusiasta que lotou o municipal de Portalegre, passou para a frente (34-38).
Abrindo o jogo com dois triplos (Nuno Manarte e Shawn Jackson) e chegando aos 8-0 com dois lances livres de Elvis Évora, o conjunto vareiro manteve a vantagem até final do primeiro período, que terminou a vencer por 19-11.
No segundo período, o clube de Ovar aumentou a vantagem para 10 pontos, à passagem dos 15 minutos (28-18), mas a reacção do Benfica, encurtou a diferença para quatro pontos (32-28).
Após o intervalo, o extremo Shawn Jackson ainda aumentou para 34-28, mas dois pontos de Ashante Johnson, outros tantos desarmes de lançamento do poste Leroy Watkins, e oito pontos seguidos de Corey Benjamin permitiram ao Benfica dar a volta ao resultado.
No entanto, em dois minutos, a Ovarense recuperou a liderança do marcador e não mais a perdeu até final.
Com quatro pontos de vantagem após o terceiro período, a equipa vareira distanciou-se através de "triplos" de Ben Reed, Shawn Jackson e Cordell Henry, devolvendo a diferença para a dezena de pontos.
Na Ovarense, Shawn Jackson (17 pontos) foi considerado o jogador mais valioso da partida e esteve bem secundado por Elvis Évora e Ben Reed, ambos autores de 11 pontos, enquanto Corey Benjamin voltou a estar em destaque no Benfica, ao apontar 21.
Sob a arbitragem de Jorge Araújo, Fernando Resende e Pedro Rodrigues, as equipas alinharam e marcaram:
OVARENSE - Elvis Évora (11), Shawn Jackson (17), Nuno Manarte (3), Ben Reed (11) e Gregory Stempin (5). Jogaram ainda Cordell Henry (9), Nuno Cortez (2), Miguel Miranda (4), Rui Mota (5) e André Pinto (2).
BENFICA - Ashante Johnson (15), Miguel Minhava (8), Ian Stanback (3), Leroy Watkins e Corey Benjamin (21). Jogaram ainda Francisco Rodrigues (2), Carlos Andrade (8), António Tavares e Marco Gonçalves.
Mohamed Dabone participou num particular com o Bàsquet Girona
Benfica e Sporting triunfam no Casal Vistoso
Atuais campeões mundiais derrotaram a equipa sensação da prova por 98-86
Basquetebolista avança para a 10.ª temporada na Luz
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas