A Ovarense conquistou esta tarde a 5.ª edição do Torneio dos Campeões ao bater o Benfica, por 69-57, na final de uma competição realizada no Pavilhão Municipal de Portalegre.
Depois de ter superado o Lusitânia por 16 pontos (97-81) nas meias-finais, a formação vareira voltou a mostrar-se mais forte do que os rivais, superando os encarnados por claros 12 pontos.
No jogo de apuramento do 3.º e 4.º lugares, o FC Porto, que havia perdido com o Benfica nas "meias", também não deu hipóteses ao Lusitânia, acabando por triunfar (69-60).
Na final, a equipa de Ovar liderou sempre o marcador, com excepção de uns breves minutos no terceiro período, altura em que o Benfica, apoiado por um público entusiasta que lotou o municipal de Portalegre, passou para a frente (34-38).
Abrindo o jogo com dois triplos (Nuno Manarte e Shawn Jackson) e chegando aos 8-0 com dois lances livres de Elvis Évora, o conjunto vareiro manteve a vantagem até final do primeiro período, que terminou a vencer por 19-11.
No segundo período, o clube de Ovar aumentou a vantagem para 10 pontos, à passagem dos 15 minutos (28-18), mas a reacção do Benfica, encurtou a diferença para quatro pontos (32-28).
Após o intervalo, o extremo Shawn Jackson ainda aumentou para 34-28, mas dois pontos de Ashante Johnson, outros tantos desarmes de lançamento do poste Leroy Watkins, e oito pontos seguidos de Corey Benjamin permitiram ao Benfica dar a volta ao resultado.
No entanto, em dois minutos, a Ovarense recuperou a liderança do marcador e não mais a perdeu até final.
Com quatro pontos de vantagem após o terceiro período, a equipa vareira distanciou-se através de "triplos" de Ben Reed, Shawn Jackson e Cordell Henry, devolvendo a diferença para a dezena de pontos.
Na Ovarense, Shawn Jackson (17 pontos) foi considerado o jogador mais valioso da partida e esteve bem secundado por Elvis Évora e Ben Reed, ambos autores de 11 pontos, enquanto Corey Benjamin voltou a estar em destaque no Benfica, ao apontar 21.
Sob a arbitragem de Jorge Araújo, Fernando Resende e Pedro Rodrigues, as equipas alinharam e marcaram:
OVARENSE - Elvis Évora (11), Shawn Jackson (17), Nuno Manarte (3), Ben Reed (11) e Gregory Stempin (5). Jogaram ainda Cordell Henry (9), Nuno Cortez (2), Miguel Miranda (4), Rui Mota (5) e André Pinto (2).
BENFICA - Ashante Johnson (15), Miguel Minhava (8), Ian Stanback (3), Leroy Watkins e Corey Benjamin (21). Jogaram ainda Francisco Rodrigues (2), Carlos Andrade (8), António Tavares e Marco Gonçalves.
Anunciado na véspera da receção ao Sporting na Liga Betclic
Poste português somou oito pontos
Luca Vildoza, do Virtus Bolonha, revelou ter pouca paciência ao volante
Sérvios mais fortes na 2.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida