Seleção deu luta até ao final mas cedeu 68-76
Apesar da tremenda réplica até final, Portugal perdeu, em Matosinhos, com a Grécia (68-76), na 2ª jornada do Grupo B de qualificação para o Mundial de 2027 de basquetebol. Ainda assim, fica a forma abnegada como o conjunto nacional jogou olhos nos jogos com um adversário que, este ano, foi medalha de bronze no Europeu.
Sabendo que tinham superioridade física, os gregos começaram por explorar o jogo interior. Kostas Antetokounmpo, irmão de Giannis (estrela dos Milwaukee Bucks da NBA), anotou os primeiros 4 pontos. Mas, num ápice, Portugal reagiu e fez 13 consecutivos, com Travante Williams em destaque com dois ‘tiros’ de longe. Com o marcador em 13-4, o banco helénico sentia o perigo. Mas, em dificuldade, os visitantes mudaram a prioridade no ataque e desataram a lançar (e a converter) triplos. Rapidamente anularam a desvantagem e ‘dispararam’, fechando o período inicial com 7 pontos à maior (24-17).
Apesar da defesa aguerrida, Portugal não conseguia travar as ‘bombas’ do lado contrário (foram 13 contra apenas 7). E, ainda por cima, a mão quente não era só de um ou outro jogador, mas praticamente de todos os que assumiam o lançamento longo. Contudo, a reentrada de Travante permitiu à Seleção nova fase de galvanização. A defender com a agressividade tradicional e a atacar com reconhecida qualidade, o naturalizado – bem acompanhado por Rafael Lisboa – recolocou a equipa na discussão. O intervalo chegou com o conjunto das quinas a somente 1 ponto (36-37) do opositor.
O terceiro parcial foi muito lutado. Portugal chegou a passar para a frente, mas os gregos só abanaram e reagiram com classe, mas também exibindo a experiência dos seus atletas, todos ‘rodados’ na alta roda, tanto a nível de seleções, como de clubes.
À entrada dos derradeiros 10 minutos, a Grécia liderava 56-49. E quando restavam escassos 4.44, Portugal ficou a uma posse de bola de distância (59-62). O sonho era possível, mas esfumou-se pouco depois com 6 pontos seguidos dos gregos: uma situalção de 2+1 e um triplo.
Destaque na equipa nacional para os desempenhos de Travante Williams (15 pontos, 6 ressaltos, 4 recuperações e 3 assistências), Rafael Lisboa (12 pontos, 4 ressaltos e assistências) e Diogo Brito (10 pontos e 3 ressaltos), enquanto Larentzakis (15 pontos, com 4 triplos convertidos) foi o melhor dos helénicos.
Portugal só volta a entrar em ação neste Grupo B de qualificação para o Mundial de 2027 no próximo ano, a 27 de fevereiro, quando receber a Roménia, equipa que ontem, em Bucareste, foi derrotada por Montenegro (75-80). Depois, a 2 de março, jogará fora com o mesmo adversário. Vencer essas duas partidas será determinante para assegurar a qualificação para a fase seguinte, onde marcarão presença os três primeiros dos vários agrupamentos.
Confira aqui a ficha de jogo e aqui classificação e calendário
Seleção deu luta até ao final mas cedeu 68-76
Base norte-americano de 27 anos
Todos os números da competição na época 2025/26
Todas as divisões e conferências
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial