Seleção Nacional continua a precisar de um triunfo para seguir em frente
A seleção sueca de basquetebol masculino venceu esta segunda-feira Portugal por 79-60, no terceiro jogo luso da segunda ronda de pré-qualificação para Mundial de 2023, que está a decorrer em Matosinhos.A seleção portuguesa tinha vencido a Suécia no primeiro jogo desta ronda (79-77), depois bateu o Luxemburgo (83-74) e hoje sofreu uma derrota por números que falam por si.
Portugal foi para o intervalo a ganhar por 32-31, mas, no segundo tempo, caiu a pique e marcou apenas 28 pontos contra 48 do adversário, devido ao seu desacerto coletivo e à eficácia revelada pelo conjunto escandinavo sob a batuta de Ludvig Hakanson.
O jogo começou mal para os portugueses, que, por isso, chegaram ao final do primeiro período em desvantagem, devido a uma baixa percentagem de concretização nos lançamentos tentados e a claras dificuldades junto às tabelas ante os 2,21 metros de Mattias Markuysson e os 2,10 de Simon Birgander.
Portugal subiu de rendimento no segundo período, porque empregou muito mais velocidade e energia nas suas ações ofensivas e Diogo Brito mexeu com a equipa e fez 12 pontos.
A vantagem por um ponto ao intervalo premiou a reação portuguesa no segundo período da primeira parte e nada sugeria o 'apagão' coletivo na segunda parte.
Portugal esteve mais de cinco minutos sem pontuar e a Suécia saltou rapidamente para a frente do marcador, com Hakanson, que joga no Fuenlabrada, da primeira divisão espanhola, a guiar a sua equipa e a servir bem os seus companheiros.
O terceiro período terminou com a seleção nacional a perder já por dez pontos (44-54), porque falhou vários lançamentos, alguns dos quais pareciam fáceis, e a Suécia foi marcando e dominou sob as tabelas graças às 'torres' Markusson e Birgander.
Os derradeiros 10 minutos confirmaram a superioridade sueca em todos os capítulos e a desinspiração total do conjunto português. Diogo Brito, que tinha estado bem até ao intervalo, com 12 pontos marcados, ficou em branco na segunda parte, mas ainda assim foi o melhor apontador nacional.
Portugal defronta outra vez o Luxemburgo na terça-feira e no mesmo local. Os dois primeiros classificados avançam para a derradeira fase de apuramento, que vai definir os 12 representantes europeus no 19.º Mundial de basquetebol, que terá lugar de 25 de agosto a 10 de setembro de 2023, nas Filipinas, Japão e Indonésia.
Jogo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, em Matosinhos.
Portugal - Suécia, 60-79.
Ao intervalo: 32-31.
Sob a arbitragem de Andris Aunkrogers (Letónia), Tanel Suslov (Estónia) e Martin Vulic (Croácia), as equipas alinharam e marcaram:
- Portugal (60): Vladyslav Voytso, Diogo Ventura (2), Miguel Queiroz (2), Pedro Bastos (2) e Sasa Borovnjak (4). Jogaram ainda, Diogo Brito (12), José Barbosa (8), Sérgio Silva (6), Ricardo Monteiro (8), Gonçalo Delgado (8), Francisco Amarante (6) e Diogo Gameiro (2).
Selecionador: Mário Gomes.
- Suécia (79): Denzel Andersson (18), Charles Barton (3), Ludvig Hakanson (16), Christopher Czerapowicz (13) e Simon Birgander (12). Jogaram ainda, Alexander Lindqvist (6), Mattias Markus Markusson (7), Melwin Pantzar (2), Nathan Dawiit e Felix Terins (2).
Selecionador: Hugo Munoz.
Marcha do marcador: 12-16 (primeiro período), 32-31(intervalo), 44-54 (terceiro período) e 60-77 (resultado final).
Assistência: 500 espectadores.
Poste português somou oito pontos
Luca Vildoza, do Virtus Bolonha, revelou ter pouca paciência ao volante
Sérvios mais fortes na 2.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões
Leões vencem na receção ao Dínamo Sassari por 80-77
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo