Vencedora da fase regular, a Portugal Telecom confirmou o favoritismo no “playoff” do título da Liga profissional de basquetebol e não precisou de mais de quatro jogos para festejar o seu primeiro ceptro de campeã nacional. Sábado, bateu pela terceira vez a Oliveirense, inscrevendo finalmente o seu nome no quadro de honra da modalidade
A PORTUGAL Telecom alcançou, sábado, em Oliveira de Azeméis, o primeiro grande título do seu historial, conquistando o Campeonato da Liga. A equipa das “telecomunicações” abraçou o projecto da Liga profissional na temporada de 1996/97, constituindo, então, uma “pedrada no charco”, uma vez que era a primeira formação a competir no campeonato nascida num clube empresa. Desde 1996, a PT foi construindo uma estrutura, cuja responsabilidade passou pelos técnicos Carlos Barroca e Nélson Serra até chegar, há dois anos, a Luís Magalhães, o qual passou a liderar uma vasta equipa, que integra, igualmente, os adjuntos, José Couto e Nuno Galvão e António Roque e José Carlos Lopes, como membros do “staff”.
“O êxito que alcançámos deve-se ao trabalho de muita gente, desde a equipa técnica e jogadores, até ao responsável pelos equipamentos, Edson, passando pela administração da Portugal Telecom e Câmara de Almada”, salientou Luís Magalhães na hora do triunfo.
O projecto da PT não se esgota na sua equipa profissional. Implantada na cidade de Almada, a equipa desenvolve um trabalho comunitário, de onde se destacam as visitas às escolas do concelho e a participação do Centro de Treino, que funciona no Pavilhão da Costa de Caparica. Outra das vertentes do projecto da PT é a descentralização. A formação profissional tem disputado muitos dos seus jogos em cidades do interior, levando o basquetebol junto às sedes regionais da empresa.
Campeões repetentes
Vencedora da sexta edição do Campeonato da Liga – a mais importante prova do calendário nacional –, esta não foi, todavia, a primeira vitória da PT na presente temporada. Na verdade, o conjunto orientado por Luís Magalhães venceu, esta época, o Torneio de Preparação e a Taça de Portugal, para além de ter terminado a fase regular do campeonato profissional, na primeira posição. “Fomos a melhor equipa da época”, recorda Luís Magalhães.
Curiosamente, alguns dos jogadores que integram o grupo de trabalho são repetentes em matéria de títulos conquistados, tendo mesmo dois deles sido campeões em três clubes diferentes. Trata-se de Flávio Nascimento e Artur Cruz, os quais se sagraram campeões no Benfica, Estrelas da Avenida e, agora, na Portugal Telecom. Para além destes, também Paulo Simão e Doug Muse conquistaram, sábado, o seu segundo título, depois de terem vencido o Campeonato da Liga, na época 1997/98, ao serviço do Estrelas, enquanto Jean Jacques é o recordista, somando vários êxitos com a camisola do Benfica.
“Temos um grupo excelente de profissionais. Arrisco a dizer que qualquer treinador podia ser campeão com estes jogadores. Fizemos o 67º jogo da época e, mesmo assim, apresentaram a atitude que todos viram. Não gosto de evidenciar nenhum jogador, mas hoje (sábado) não posso deixar de referir que equipa que tem o Jean Jacques vence sempre o campeonato”, salientou Luís Magalhães.
Agora, a próxima meta chama-se Euroliga. A Portugal Telecom conquistou, sábado, o direito de representar o nosso país na mais importante prova de clubes da Europa, cujas eliminatórias se iniciam em Setembro. Luís Magalhães, contudo, ainda não quer pensar no assunto. “Deixem-me gozar este momento”, solicitou.
Campeões em discurso directo
Doug Muse: "Creio que merecemos inteiramente este título, porque fomos a equipa mais regular do campeonato. Lutámos bem e com determinação, especialmente nesta fase do ‘playoff’."
Miguel Salvador: "É o primeiro ano que jogo na Liga e o que sinto é uma felicidade indescritível. Jogar a este nível é estimulante. Espero evoluir já que me considero ainda um júnior."
Diogo Carreira: "É o meu primeiro título e nunca tinha sentido esta sensação. Quero endereçar os parabéns à Oliveirense que acima de tudo dignificou a nossa vitória."
Jason Forrestal: "Sinto-me feliz por ter ganho esta prova. Fomos indiscutivelmente a melhor equipa, quer na fase regular quer no ‘playoff’. Estamos todos de parabéns."
Flávio Nascimento: “A nossa vitória veio confirmar o real valor do nosso conjunto. Espero que este título seja apenas o arranque para outros feitos ."
Jean Jaques: "Este foi mais um título da minha carreira e naturalmente que estou feliz. Fomos superiores em todos os capítulos e dou graças a Deus por termos vencido."
Ron Hale: "Foi o primeiro título que conquistei. A PT foi imparável e quero dar os parabéns aos meus colegas que deram tudo para que este sonho se concretizasse.”
Jorge Miguel: "Este momento é importante na vida de qualquer jogador. Não tenho dúvidas que merecemos ser campeões e espero, daqui para a frente, conquistarmos mais provas.”
Paulo Simão: "Já é o segundo título que conquisto, mas este tem um significado especial porque é sempre bom deixar o nosso nome ligado a um projecto sólido como é a PT."
Marcus Norris: "Sinto-me satisfeito porque esta é a melhor recompensa do trabalho realizado durante o ano. Espero que no futuro possamos melhorar ainda mais."
Artur Cruz: "É sempre saboroso vencer um campeonato. Esta é a sexta vez que isso me acontece e por estranho que possa parecer é mais gratificante. A PT é um projecto firme que importa consolidar cada vez mais."
Anunciado na véspera da receção ao Sporting na Liga Betclic
Poste português somou oito pontos
Luca Vildoza, do Virtus Bolonha, revelou ter pouca paciência ao volante
Sérvios mais fortes na 2.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida