Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Em causa estava suspensão de dois jogos aplicada pelo CD da Federação Portuguesa de Basquetebol
Seguir Autor:
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão a Ivan Almeida e deu provimento ao recurso interposto pelo basquetebolista do Benfica. Em causa estava a suspensão de dois jogos aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol na sequência dos incidentes ocorridos na final do playoff da última temporada entre o Benfica e o FC Porto, que terminou com triunfo encarnado.
Recorde-se que o extremo cabo-verdiano das águias foi punido com dois jogos de suspensão por ter mandado calar os adeptos azuis e brancos quando celebrava o título nacional. Segundo o Benfica tudo aconteceu por Ivan Almeida ter sido "vítima de abusos racistas", o que levou o clube e o atleta a avançarem com o recurso.
Relacionadas
Na base da decisão para o Conselho de Disciplina da FPB aplicar os dois jogos de suspensão esteve o artigo em que diz que "o agente inscrito no boletim de jogo que, antes, durante ou após a sua realização, atente contra a integridade física de outro agente que se encontre igualmente inscrito no boletim de jogo, é punido com uma pena de 2 a 10 jogos de suspensão".
Agora, o TAD concluiu que existiu "violação do disposto no artigo 38.º, n.º 1 do Regulamento de Disciplina, na medida em que tal decisão, ao não ter sido precedida de audiência do arguido", aplicando-se "nulidade" do castigo aplicado (dois jogos de suspensão).
Antes do jogo quarto do playoff dinal, que deu o título ao Benfica, Ivan Almeida tinha-se queixado nas redes sociais de que no jogo anterior, também no Dragão Arena, tinha sido alvo de insultos, ouvindo 'Preto, macaco, volta para a tua terra'.
Leões entram em campo esta sexta-feira com a possibilidade de serem líderes à condição
Equipa do poste português quebrou uma série de quatro vitórias seguidas
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jonjo Shelvey, antigo médio do Liverpool, estava sozinho e queria passar o tempo