Surpresa na Luz: Oliveirense vence Benfica com cesto no último segundo

Formação visitante entrou no último quarto a vencer por 14, permitiu reviravolta dos encarnados na reta final mas ainda conseguiu ganhar

Enorme surpresa no Pavilhão da Luz. Num jogo em atraso da 1.ª jornada da Liga Betclic masculina de basquetebol, a Oliveirense venceu o Benfica por 74-73, graças a um cesto de três pontos no último segundo do jogo. A formação visitante entrou no derradeiro quarto a vencer por 14 pontos, permitiu a reviravolta dos encarnados a 47 segundos do fim mas, no derradeiro lance, Wesley Wasphun marcou um triplo que decidiu a partida.

Depois de um primeiro quarto de domínio do bicampeão nacional, o conjunto orientado por João Figueiredo deu a volta e chegou a deter a tal vantagem de 14 pontos à entrada para os 10 minutos finais. Foi aí que o Benfica reagiu, melhorando no ataque e na defesa, pois a Oliveirense esteve quatro minutos sem marcar qualquer ponto. A 47 segundos do fim, José Silva - importante nessa reação das águias - marcou um triplo que colocou o Benfica a ganhar por um (72-71). Toney Douglas, logo de seguida, anotaria apenas um de dois lances-livres (as águias acabaram com 56% neste item estatístico) e deu esperança à Oliveirense, que no derradeiro ataque, e pela mão esquerda de Wesley, chegou à vitória sob a buzina. O lance foi naturalmente revisto no IRS (Instanty Replay System) mas a bola saiu claramente da mão antes do fim do tempo de jogo.

Wesley Wasphun foi o MVP pois, além do lançamento da vitória, ficou ainda perto do triplo-duplo (21 pontos, 8 ressaltos e 8 assistências). Do lado da equipa comandada por Noberto Alves, Aaron Broussard destacou-se com 17 pontos e 6 ressaltos. Com este resultado, a Oliveirense soma a segunda vitória em outros tantos jogos, ao passo que o Benfica sofreu o primeiro desaire em três partidas realizadas na prova.

Com exceção dos jogos contra Sporting e FC Porto, o Benfica não perdia em casa para provas nacionais desde abril de 2021. Então, a escorregadela aconteceu contra a... Oliveirense, no playoff.

Por João Socorro Viegas
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Basquetebol Notícias
Notícias Mais Vistas