Antiga basquetebolista defende que devem ser estabelecidos objetivos maiores, caso Portugal torne a qualificar-se
A seleção portuguesa feminina tem de elevar a fasquia no Eurobasket'2027 e estabelecer novos objetivos caso consiga o apuramento, defendeu Ticha Penicheiro, em declarações à agência Lusa, elogiando também Neemias Queta.
"Estou sempre a torcer por elas. Acho que tiveram uma prestação incrível no Eurobasket, e também a seleção masculina. Tento sempre acompanhar mesmo não estando em Portugal. Tenho sempre Portugal no coração e estou a puxar por eles", começou por dizer aquela que é considerada a melhor basquetebolista portuguesa de sempre.
Distinguida na quinta-feira com o Prémio Prestígio do Comité Olímpico de Portugal (COP), durante a Celebração Olímpica, em Lisboa, Ticha Penicheiro considera que a seleção feminina, que no sábado inicia o apuramento para o Campeonato da Europa, tem de aspirar a mais depois de se ter estreado na competição este ano.
"Acho que quando conseguimos um objetivo a fasquia tem que ir para cima, não é? Então, acho que agora tivemos uma boa prestação, conseguimos entrar [no Eurobasket], conseguimos estar presentes, ganhámos um jogo. Acho que agora a fasquia tem que ir mais para cima e continuar sempre a pôr novos objetivos", defendeu.
Portugal inicia o Grupo G da primeira fase de qualificação para o Eurobasket'2027, em Belgrado, no sábado, a partir das 18h00 locais (17h00 em Lisboa), frente à Sérvia, seleção com que assegurou o último apuramento.
Este ano, na estreia no Europeu feminino, a seleção portuguesa conseguiu uma histórica vitória, ao bater Montenegro, por 63-49, na terceira e última jornada do Grupo C.
"Acho que a Federação está a fazer um grande trabalho. É a continuar a investir, tanto no feminino como no masculino, e os atletas fazerem a sua parte para continuarmos a andar para frente", avaliou a primeira portuguesa a jogar na WNBA, a liga feminina norte-americana de basquetebol.
A antiga basquetebolista, que passou a integrar em maio o 'Hall of Fame' da Federação Internacional de Basquetebol, um reconhecimento pelo seu contributo à modalidade, falou ainda de Neemias Queta, o pioneiro nacional na NBA.
"Temos um português finalmente na NBA, o Neemias. Já há um mês que está a entrar no cinco inicial e está a ter um papel mais preponderante na equipa", salientou
Em 13 encontros pelos Boston Celtics, todos como titular, Neemias Queta apresenta médias de 8,9 pontos, 8,1 ressaltos, 1,6 assistências e 1,4 desarmes de lançamento em 23,9 minutos por jogo.
Penicheiro destacou também o facto de a seleção feminina se ter apurado pela primeira vez para o Mundial sub-19, dizendo que Clara Silva, que é sua representada, está "numa posição incrível". "Espero que possa ser a próxima portuguesa na WNBA", concluiu.
Antiga basquetebolista defende que devem ser estabelecidos objetivos maiores, caso Portugal torne a qualificar-se
Na véspera de iniciar a qualificação para o Campeonato da Europa de 2027, selecionador feminino de basquetebol reconheceu que será mais complicado
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
O episódio aconteceu há 40 anos
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol