Esloveno fica apenas atrás do registo do belga Eddy Terrace, que em 1957 fez 63
O base esloveno Luka Doncic, jogador dos Dallas Mavericks, efetuou esta quarta-feira uma exibição para a lenda no Europeu de basquetebol, ao marcar 47 pontos no triunfo da campeã Eslovénia sobre a França (88-82).
Em encontro da quinta e última jornada do Grupo B, Doncic carregou a equipa às costas, na ausência do poste Mike Tobey, acabando com a segunda maior pontuação de sempre num encontro do campeonato da Europa.
O basquetebolista esloveno tirou do segundo lugar do ranking o mítico base grego Nikos Gallis, que marcou 46 pontos à Suécia, em 1983, ficando apenas atrás do belga Eddy Terrace, que, no longínquo ano de 1957, apontou 63 face à Albânia.
Doncic, que marcou 27 pontos na primeira parte e 20 na segunda, acertou nove de 12 tiros de dois pontos (75%) e seis de 11 triplos (54,5%), para um total de 15 em 23 nos lançamentos de campo (65,2%), e 11 de 12 lances livres (91,7%).
Num encontro em que esteve em campo 38.44 minutos, o base dos Dallas Mavericks, da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), juntou ainda sete ressaltos, todos defensivos, cinco assistências e um roubo de bola.
Nos primeiros quatro encontros do Eurobasket, Doncic havia somado 14 pontos e 10 assistências com a Lituânia, 20 pontos frente à Hungria, 16 pontos, oito ressaltos e oito assistências perante a Bósnia-Herzegovina e 36 pontos e 10 ressaltos face à Alemanha, em encontro realizado na terça-feira.
O também base Goran Dragic, que vai alinhar nos Chicago Bulls em 2022/23, foi o principal ajudante de Doncic face aos gauleses, ao somar 14 pontos, quatro ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola, estes últimos decisivos na parte final do jogo.
Na formação francesa, destaque para os 19 pontos e oito ressaltos do gigante Rudy Gobert, poste que vai rumar aos Minnesota Timberwolves.
Com o triunfo desta quarta-feira, o quarto em cinco jogos, a Eslovénia venceu o Grupo B, marcando encontro nos oitavos de final com o quarto classificado do Grupo A.
Capitã da Seleção Nacional antevê um jogo difícil frente à Sérvia no arranque do apuramento
Triunfo dos germânicos por 88-83 no derradeiro encontro
Atuais campeões mundiais derrotaram a equipa sensação da prova por 98-86
Campeã mundial segue em frente na prova europeia
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam