Three-peat ou vingança

Three-peat ou vingança
• Foto: epa

Arranca esta madrugada mais uma final à melhor de sete jogos na NBA e novamente entre Miami Heat e San Antonio Spurs. Depois do triunfo dramático de LeBron James e companhia na época passada, as duas melhores equipas da Liga voltam ao palco principal para um braço-de-ferro que se prevê, uma vez mais, épico: a formação da Flórida procura o seu terceiro título consecutivo – o denominado three-peat – e os texanos tentam vingar o pesadelo que foi perderem o título quando, em pleno jogo 6 (com 3-2 a seu favor na série), desperdiçaram uma vantagem de 5 pontos nos últimos 21 segundos.

A história que envolve esta final está precisamente aí. A temporada transata, os Spurs viram o título escapar-lhes por entre os dedos, num cenário de terror personificado pelo triplo de Ray Allen que forçou o decisivo jogo 7, ganho pelos Heat. A imagem ficou na cabeça do plantel que, no entanto, soube dar a volta e chega a estas finais depois de ter sido a melhor equipa da fase regular. Por aí começam, aliás, as diferenças em relação a 2012/13. Na altura, os Spurs, em virtude de terem tido um pior registo do que os Heat na fase regular, foram forçados a disputar os dois últimos encontros da série em Miami. E perderam ambos, de forma irremediável. Agora, uma eventual “negra” tem palco marcado: AT&T Center. Começa aqui a vantagem dos texanos. Há, porém, que contar com um alteração estrutural e de impacto ainda por avaliar: é que, pela primeira vez desde a década de 80, o esquema das finais será 2-2-1-1-1 (a começar e acabar em San Antonio), ao invés dos tradicionais 2-3-2, como na época passada.

PUB


Entrar na história

PUB

A motivação não é menor para os Heat. Na sua quarta final consecutiva, Miami procura o que apenas três equipas conseguiram na história da NBA: três títulos seguidos, igualando Lakers (1952-54 e 2000-02), Boston Celtics (1959-66, para um total de oito) e Chicago Bulls (1991-1993 e 1996-1998). É na sua figura mais cintilante, LeBron James, que estão depositadas todas as esperanças. E o extremo certamente procurará não desiludir pois tem aqui a chance de se aproximar ainda mais do homem cujo trono persegue: Michael Jordan, que levou os Bulls a três troféus de enfiada (no caso duas vezes) e sendo sempre eleito MVP das finais. “King” James pode agora igualá-lo... em metade.

Horace Grant muito cético

• Os Miami Heat poderão igualar o three-peat dos Bulls de Michael Jordan mas nem todos parecem convencidos da capacidade dos atuais campeões. Horace Grant é um desses “céticos”. O antigo extremo/poste, que fez parte da equipa de Chicago que chegou ao three-peat entre 1991 e 1993, diz que a turma da Flórida está muitos furos abaixo dos “touros” de MJ: “Não teriam hipóteses contra nós. Atualmente, Jordam teria médias de 40 pontos.”

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de NBA Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB