Turma de Minnesota já carimbou presença nas finais de conferência
Os campeões Boston Celtics mantiveram-se na quinta-feira na luta pela presença na final da Conferência Este da NBA, num dia em que os Minnesota Timberwolves asseguraram a presença na eliminatória decisiva do Oeste.
Com o português Neemias Queta nos últimos 2,34 minutos e sem a estrela Jayson Tatum, que sofreu uma rotura do tendão de Aquiles no jogo anterior, os Celtics venceram em casa os New York Knicks, por 127-102, reduzindo para 3-2 a desvantagem na segunda eliminatória dos play-offs.
Com o encontro já decidido, o treinador Joe Mazzulla lançou o poste português em campo para os últimos minutos, com Queta a ter ainda tempo para conseguir quatro pontos (dois em dois de lançamentos de campo), um ressalto ofensivo e uma assistência.
Esta foi a terceira aparição do primeiro português a jogar na NBA nos playoffs esta temporada, igualando o registo de 2023/24, quando se sagrou campeão pelos Celtics.
Mesmo sem o letão Kristaps Porzingis a 100% -- apenas jogou 12 minutos e fez um ponto --, por estar com problemas de respiração, os Celtics conseguiram um triunfo crucial, muito graças à excelente exibição de Derrick White (34 pontos), mas também do suplente Luke Kornet.
Lançado para o lugar do poste letão, Kornet esteve muito bem, em especial na vertente defensiva, com sete desarmes de lançamento, além de 10 pontos e nove ressaltos.
Na equipa de Nova Iorque, Josh Hart conseguiu 24 pontos e sete ressaltos, com Jalen Brunson a chegar aos 22 pontos, num encontro em que Mikal Bridges apenas conseguiu nove pontos.
A uma vitória de se qualificarem para a final do Este pela primeira vez desde 1999/2000, os Knicks não conseguiram festejar em Boston, mas vão ter nova oportunidade em casa, na sexta-feira, com os Celtics a tentarem ser apenas a 14.ª equipa a conseguir recuperar de uma desvantagem de 3-1 em 294 tentativas.
Com presença na final de Oeste já assegurada estão os Minnesota Timberwolves, que afastaram os Golden State Warriors, por 4-1, depois de vencerem em casa o jogo cinco, por 121-101, tornando-se a quinta equipa com estatuto de sexta pré-designada a chegar à final de Conferência desde 1984.
Os wolves garantiram a segunda presença consecutiva na final do Oeste e apenas a terceira na sua história, ficando agora a aguardar o adversário, que vai sair do confronto entre os Denver Nuggets e os Oklahoma City Thunder, equipa com o melhor registo da fase regular da NBA e que lidera por 3-2.
Julius Randle (29 pontos e oito ressaltos) e Anthony Edwards (22 pontos, 12 assistências e sete ressaltos) voltaram a ser as grandes figuras dos Timberwolves, nos quais seis dos oito jogadores utilizados ultrapassaram a dezena de pontos.
Sem Stephen Curry, lesionado, os Warriors foram incapazes de se manter na luta pela final do Oeste, mesmo com a excelentes noite de Brandin Podziemski, com 28 pontos (melhor marca pessoal nos playoffs), e do suplente Jonathan Kuminga (26 pontos).
Os outros dois elementos do big-3 dos californianos, Jimmy Butler (17 pontos) e Draymond Green (10), estiveram num plano inferior, com os Warriors a não chegarem pelo terceiro ano consecutivo à final de conferência, algo que não conseguem desde 2021/22, quando se sagraram campeões.
Ala de 34 anos dos Clippers envolvido em polémica devido a um alegado acordo fictício celebrado com o multimilionário Steve Ballmer
A primeira escolha do draft de 2010 foi um dos bases mais entusiasmantes da década passada mas também viveu uma tormenta, ao ponto de ter pensado em tirar a própria vida
Antigo basquetebolista participou no conhecido White Marlin Open
Multimilionário Tom Dundon, juntamente com um grupo de investidores, comprou franquia
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United