Evitada (para já...) a 'varridela' na final da Conferência Este
Os Boston Celtics mantiveram-se terça-feira na corrida à final da NBA, ao vencerem fora os Miami Heat por claros 116-99, evitando, para já, a 'varridela' na final da Conferência Este.
Depois de dois desaires em casa, por 123-116 e 111-105, e um já na Florida, por 128-102, os Celtics estavam obrigados a ganhar e conseguiram-no, graças a uma grande segunda parte, na qual foram 'guiados' pelo 'regressado' Jason Tatum.
Tatum marcou 25 dos seus 34 pontos na segunda metade, que os Celtics ganharam por 23 pontos (66-43), depois de terem chegado ao intervalo a perder por seis (56-50).
Os Heat ainda aumentaram a vantagem para nove pontos no início da segunda metade (61-52), mas, então, o conjunto de Joe Mazzulla, com uma defesa muito mais pressionante, forçando 'turnovers', respondeu com um 'explosivo' parcial de 18-0.
Os Celtics ficaram a vencer por 70-61 e os Heat nunca mais conseguiram regressar ao comando do marcador. Estiveram a quatro pontos (81-77) ainda no terceiro período e a cinco no quarto (88-83), antes de um definitivo 12-0 dos forasteiros.
Além de Tatum, destaque nos Celtics, que acertaram 18 dos 45 'triplos' tentados (40%), para os 17 pontos de Jaylen Brown, os 16 de Derrick White, os 14 e seis ressaltos do suplente Grant Williams e os 12 e sete ressaltos de Al Horford.
Na formação da casa, Jimmy Butler foi o melhor, com 29 pontos, nove ressaltos e cinco assistências, secundado por Gabe Vincent, com 17 pontos, e o suplente Caleb Martin, com 16.
A série regressa agora a Boston, que será palco quinta-feira do quinto jogo, novamente com os Celtics obrigados a ganhar para continuar na corrida à final, na qual já estão os Denver Nuggets, que 'varreram' os Los Angeles Lakers na final do Oeste (4-0).
"Agora temos de ganhar o próximo jogo, é a única coisa que interessa. Tem que ser um jogo de cada vez", disse Marcus Smart, enquanto Jaylen Brown disse querer "voltar a Miami", que será palco de um eventual sexto jogo.
O conjunto de Massachusetts procura tornar-se o primeiro a conseguir virar um 0-3 na história dos playoffs da NBA, depois de 150 falhanços, e repetir o feito dos conterrâneos Boston Red Sox, que o fizeram no basebol, em 2004, face aos New York Yankees.
Poste português com 9 pontos e 10 ressaltos no desaire em Milwaukee (116-101)
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Estrela de 40 anos voltou a ser determinante no triunfo dos Los Angeles Lakers
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam