Ex-basquetebolista dos Bulls assistiu a um jogo ao lado do chefe de Estado norte-coreano...
O ex-basquetebolista norte-americano Dennis Rodman declarou-se "amigo" do líder norte-coreano e do povo do país comunista, após acompanhar Kim Jong-Un a um jogo de basquetebol em Pyongyang, frisando ainda que ama as pessoas desta nação.
Segundo informação da agência noticiosa chinesa Xinhua, o antigo basquetebolista norte-americano qualificou como "lamentável" o atual estado das relações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, que não têm contactos diplomáticos. "Pessoalmente, sou um amigo do marechal Kim Jong-Un e do povo da Coreia do Norte", afirmou Rodman, de 51 anos, cinco vezes campeão da NBA (três títulos pelos Chicago Bulls e dois pelos Detroit Pistons).
Kim Jong Un, conhecido como um grande fã de basquetebol, dos Bulls e de Michael Jordan, assistiu com Rodman a um jogo entre doze jogadores norte-coreanos e quatro dos Harlem Globetrotters, divididos em equipas de oito.
Iniciada na terça-feira, a visita de Rodman e de treinadores e jogadores dos Globetrotters foi apresentada como um gesto de "diplomacia do basquetebol" e surge duas semanas depois de um novo ensaio nuclear norte-coreano, condenado de forma unânime pelos países ocidentais. Na presença de estudantes, cidadãos de Pyongyang e diplomatas estrangeiros, a partida terminou com um empate a 110 pontos, segundo a Xinhua.
Liberdade de expressão... só para Rodman
Na capital norte-coreana, Rodman tem estado a divulgar informação de forma constante através da sua conta na rede social Twitter, num país onde poucos têm acesso à internet e onde os meios de comunicação são fortemente controlados pelo Estado.
"Não sou um político. Kim Jong-Un e a população da Coreia do Norte são adeptos de basquetebol. Gosto de todos. Fim de conversa", acrescentou
Segundo a agência de notícias oficial da Coreia do Norte KCNA, Rodman e a sua delegação visitaram o mausoléu onde estão os restos mortais do pai do líder coreano, Kim Jong-Il, e do seu avô, Kim Il-Sung, onde prestaram "profunda homenagem".
Em janeiro, a Coreia do Norte recebeu dois outros conhecidos norte-americanos: o antigo governador do Novo México, Bill Richardson, e o presidente da Google, Eric Schmidt, que apelou ao país para se abrir à internet.
Ala de 34 anos dos Clippers envolvido em polémica devido a um alegado acordo fictício celebrado com o multimilionário Steve Ballmer
A primeira escolha do draft de 2010 foi um dos bases mais entusiasmantes da década passada mas também viveu uma tormenta, ao ponto de ter pensado em tirar a própria vida
Antigo basquetebolista participou no conhecido White Marlin Open
Multimilionário Tom Dundon, juntamente com um grupo de investidores, comprou franquia
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United