Norte-americano continua a bater recordes aos 40 anos
LeBron James tornou-se na terça-feira o primeiro jogador a ultrapassar 50.000 pontos na NBA, ao contribuir com 34 para a vitória dos Los Angeles Lakers sobre os New Orleans Pelicans, por 136-115.
Aos 40 anos, dois após ter-se tornado o recordista de pontos da NBA, ultrapassando Kareem Abdul-Jabbar, outro ícone dos Lakers e da modalidade, James superou uma barreira que dificilmente outro jogador alcançará, com um lançamento de três pontos, no início do quarto período.
O extremo, quatro vezes campeão da NBA, terminou o encontro com um total de 50.033 pontos marcados, contabilizando a época regular os playoffs, e continua a reescrever a história na 22.ª época que disputa na mais importante liga de basquetebol, também um recorde, que partilha com Vince Carter.
"São muitos pontos. Obviamente, a primeira coisa que me vem à mente é de onde venho. Comecei a jogar quando era criança e adorava, esperando que um dia pudesse jogar no mais alto nível. Consegui fazer isso e, realmente, gosto da minha carreira. É, definitivamente, uma honra", desabafou.
King James continua a viver à altura do epíteto e a afastar-se no topo da lista de melhores marcadores de Abdul-Jabbar, que concretizou 44.149 pontos, em 20 temporadas na NBA. Karl Malone é um distante terceiro, com 41.689, e Michael Jordan, talvez a figura maior da modalidade, é apenas quinto, com 38.279.
Entre os jogadores que estão em atividade, Kevin Durant (Phoenix Suns) é o que mais se aproxima, ocupando o sexto lugar na classificação dos jogadores mais concretizadores, com um total de 35.225, mas, com apenas menos quatro anos do que James, não colocará em risco a liderança do extremo dos Lakers.
Acresce que, ao contrário de várias estrelas da NBA, que arrastaram a sombra da sua antiga glória na fase final das carreiras, o quadragenário James parece estar no auge da forma, tendo sido designado jogador do mês de fevereiro da Conferência Oeste, com médias de 29,3 pontos, 10,5 ressaltos, 6,9 assistências e 1,2 roubos de bola.
Nesse mês, teve uma utilização média superior a 35 minutos por jogo, o que abre boas perspetivas de prolongar a carreira por, pelo menos, mais uma época, e tornar-se o atleta com mais jogos na NBA. Na terça-feira, completou o 1.547.º e aproximou-se um pouco mais de Abdul-Jabbar (1.560) e do recordista Robert Parish (1.611).
IMPARÁVEL
— sport tv (@sporttvportugal) March 5, 2025
King James chegas aos 50.000 pontos na carreira (Época Regular + Playoffs)
?: @NBA#sporttvportugal #NBAnasporttv #NBA #LeBronJames #LakeShow pic.twitter.com/4WYmUmCE5p
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Poste português com 9 pontos e 10 ressaltos no desaire em Milwaukee (116-101)
Estrela de 40 anos voltou a ser determinante no triunfo dos Los Angeles Lakers
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam