Norte-americano continua a bater recordes aos 40 anos
LeBron James tornou-se na terça-feira o primeiro jogador a ultrapassar 50.000 pontos na NBA, ao contribuir com 34 para a vitória dos Los Angeles Lakers sobre os New Orleans Pelicans, por 136-115.
Aos 40 anos, dois após ter-se tornado o recordista de pontos da NBA, ultrapassando Kareem Abdul-Jabbar, outro ícone dos Lakers e da modalidade, James superou uma barreira que dificilmente outro jogador alcançará, com um lançamento de três pontos, no início do quarto período.
O extremo, quatro vezes campeão da NBA, terminou o encontro com um total de 50.033 pontos marcados, contabilizando a época regular os playoffs, e continua a reescrever a história na 22.ª época que disputa na mais importante liga de basquetebol, também um recorde, que partilha com Vince Carter.
"São muitos pontos. Obviamente, a primeira coisa que me vem à mente é de onde venho. Comecei a jogar quando era criança e adorava, esperando que um dia pudesse jogar no mais alto nível. Consegui fazer isso e, realmente, gosto da minha carreira. É, definitivamente, uma honra", desabafou.
King James continua a viver à altura do epíteto e a afastar-se no topo da lista de melhores marcadores de Abdul-Jabbar, que concretizou 44.149 pontos, em 20 temporadas na NBA. Karl Malone é um distante terceiro, com 41.689, e Michael Jordan, talvez a figura maior da modalidade, é apenas quinto, com 38.279.
Entre os jogadores que estão em atividade, Kevin Durant (Phoenix Suns) é o que mais se aproxima, ocupando o sexto lugar na classificação dos jogadores mais concretizadores, com um total de 35.225, mas, com apenas menos quatro anos do que James, não colocará em risco a liderança do extremo dos Lakers.
Acresce que, ao contrário de várias estrelas da NBA, que arrastaram a sombra da sua antiga glória na fase final das carreiras, o quadragenário James parece estar no auge da forma, tendo sido designado jogador do mês de fevereiro da Conferência Oeste, com médias de 29,3 pontos, 10,5 ressaltos, 6,9 assistências e 1,2 roubos de bola.
Nesse mês, teve uma utilização média superior a 35 minutos por jogo, o que abre boas perspetivas de prolongar a carreira por, pelo menos, mais uma época, e tornar-se o atleta com mais jogos na NBA. Na terça-feira, completou o 1.547.º e aproximou-se um pouco mais de Abdul-Jabbar (1.560) e do recordista Robert Parish (1.611).
IMPARÁVEL
— sport tv (@sporttvportugal) March 5, 2025
King James chegas aos 50.000 pontos na carreira (Época Regular + Playoffs)
?: @NBA#sporttvportugal #NBAnasporttv #NBA #LeBronJames #LakeShow pic.twitter.com/4WYmUmCE5p
Jogador português em destaque no ‘Media Day’ dos Boston Celtics
Poste da Seleção já chegou a Lisboa e viaja esta segunda-feira para Boston
Ala de 34 anos dos Clippers envolvido em polémica devido a um alegado acordo fictício celebrado com o multimilionário Steve Ballmer
A primeira escolha do draft de 2010 foi um dos bases mais entusiasmantes da década passada mas também viveu uma tormenta, ao ponto de ter pensado em tirar a própria vida
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português