Turma de Indianápolis volta à grande decisão pela primeira vez desde 2000
Os Indiana Pacers impuseram-se na madrugada de domingo na receção aos New York Knicks, por 125-108, e vão disputar o título da NBA com os Oklahoma City Thunder, 25 anos depois da única presença na final.
O sexto encontro da final da Conferência Este foi pautado pelo equilíbrio até ao intervalo, que registava ligeira superioridade dos Pacers (58-54), mas a equipa anfitriã disparou para uma vantagem de 15 pontos no fim do terceiro período, que soube gerir até ao fim.
Os Pacers ganharam a série por 4-2 em Indianápolis, mas foi em Nova Iorque que lançaram as bases para a segunda presença na final da NBA - depois da derrota sofrida em 2000, frente aos Los Angeles Lakers -, ao vencerem os dois primeiros encontros disputados no Madison Square Garden.
O desempenho do camaronês Pascal Siakam, melhor marcador da partida, com 31 pontos, revelou-se decisivo para o sucesso dos Pacers, bem secundado por Tyrese Haliburton (21 pontos, 13 assistências e seis ressaltos) e Obi Toppin (18 pontos e seis ressaltos).
Os 24 pontos de OG Anunoby e os 22 pontos e 14 ressaltos de Karl-Anthony Towns revelaram-se insuficientes para os Knicks vencerem em Indianápolis e arrastarem a final de conferência para o sétimo encontro, em Nova Iorque, recuperando a vantagem que desbarataram no arranque da série.
A formação do estado de Indiana, que tinha eliminado nas meias-finais os Cleveland Cavaliers, 1.º classificado da fase regular da Conferência Este, por categórico 4-1, vai defrontar a partir de quinta-feira os Thunder, que foram a melhor equipa naquela fase e, por isso, terão a vantagem de jogar em Oklahoma um possível sétimo e último jogo.
"É a sexta vez que vou disputar a final da NBA, três como jogador [entre 1984 e 1987, com os Boston Celtics], uma como técnico assistente [com Indiana, em 2000] e esta será a segunda como treinador [foi campeão com os Dallas Mavericks, em 2011]. Sei que ainda não é hora de abrir o champanhe", advertiu o treinador dos Pacers, Rick Carlisle.
A final da época 2024/25 vai opor duas equipas sem grande historial na NBA: os Pacers disputaram o título -- e perderam -- uma única vez e os Thunder foram campeões em 1979, então sob o nome de Seattle SuperSonics, ostentando, no conjunto das duas designações, mais três presenças na final.
Os Celtics, nos quais alinha o poste internacional português Neemias Queta, são os campeões do mais importante campeonato de basquetebol mundial e os recordistas de títulos, com 18, mas foram eliminados pelos Knicks, por 4-2, nas meias-finais da Conferência Este.
Ala de 34 anos dos Clippers envolvido em polémica devido a um alegado acordo fictício celebrado com o multimilionário Steve Ballmer
A primeira escolha do draft de 2010 foi um dos bases mais entusiasmantes da década passada mas também viveu uma tormenta, ao ponto de ter pensado em tirar a própria vida
Antigo basquetebolista participou no conhecido White Marlin Open
Multimilionário Tom Dundon, juntamente com um grupo de investidores, comprou franquia
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United