Na conferência Este, Cavaliers bateram os Raptors e lideram a série por 3-0
Os San Antonio Spurs viraram para 2-1 a eliminatória dos playoffs da NBA com os Houston Rockets, na madrugada deste sábado em que LeBron James colocou virtualmente os Cleveland Cavaliers na final do Este.
Em Houston, os Spurs apresentaram-se sem o base francês Tony Parker - que se lesionou no segundo jogo e terminou a época - pela primeira vez nos playoffs desde 2001 e reagiram da melhor forma, vencendo por 103-92, sob a liderança de Kawhi Leonard, autor de 26 pontos, 10 ressaltos e sete assistências.
LaMarcus Aldridge, com 26 pontos e sete ressaltos, também foi determinante no sucesso dos Spurs, enquanto o veterano espanhol Pau Gasol contribuiu com 12 pontos e nove ressaltos, Danny Green com 11 pontos e o suplente australiano Patty Mills com 15, mesmo acertando apenas dois de 10 triplos.
"Reagimos bem", afirmou o treinador dos Spurs, Gregg Popovich, que fez jogar de início o jovem (20 anos) Dejounte Murray (dois pontos, em 14 minutos) em vez de Parker: "Fez o que esperávamos deles, o melhor possível".
Na formação da casa, que acertou apenas 12 dos 39 triplos tentados, destaque para James Harden (43 pontos, cinco assistências e dois ressaltos), que não teve, porém, grande ajuda dos seus companheiros.
Ainda assim, destaque nos Rockets, que nunca lideraram na segunda parte e não estiveram a menos de quatro pontos no derradeiro período, para os 17 pontos de Trevor Ariza e os 12 pontos e 16 ressaltos do suíço Clint Capela.
Se os Spurs vencem por 2-1, tendo recuperado o fator casa perdido no primeiro jogo, no Este, o primeiro finalista está, praticamente, encontrado, depois da clara vitória dos Cavs em Toronto, face aos Raptors, por 115-94.
LeBron James, com 35 pontos, com apenas um lance livre falhado (15 em 16) e vários lançamentos de mão esquerda, oito ressaltos e sete assistências, controlou todo o jogo, escrevendo um 3-0 nunca invertido na NBA.
Os melhores ajudantes de James - que marcou 240 pontos nos primeiros sete jogos dos playoffs, registo que ninguém conseguia desde 2008 (Kobe Bryant) - foram Kevin Love, com 16 pontos e 13 ressaltos, e o suplente Kyle Korver, com 14 pontos.
"O que importa não é conseguir o sweep (ganhar por 4-0), é estar concentrado em casa jogo e ser o melhor líder possível para esta equipa", frisou LeBron James, acrescentando: "Se jogarmos o que sabemos, podemos conquistar qualquer coisa".
Na formação da casa, que acusou a ausência de Kyle Lowry, que esteve no banco equipado mas não alinhou devido a lesão, o solo de DeMar DeRozan (37 pontos) foi insuficiente, num jogo em que também merecem destaque os 19 pontos e oito ressaltos do poste lituano Jonas Valanciunas.
O jogo ficou sentenciado no início do quarto período, que os Cavs abriram com um parcial de 20-3, passando o resultado de 79-77 para 99-80.
Poste português com 9 pontos e 10 ressaltos no desaire em Milwaukee (116-101)
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Estrela de 40 anos voltou a ser determinante no triunfo dos Los Angeles Lakers
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam