Stephen Curry e os seus 500 lançamentos por treino: «Se faço no jogo é porque pratico»

Atirador dos Warriors avisa que não basta chegar ao pavilhão, começar a atirar dos 8 metros e esperar que a bola entre

Stephen Curry é um dos nomes mais sonantes por estes dias na NBA e lidera, juntamente com Kevin Durant, os Golden State Warriors, três vezes campeões nas últimas quatro temporadas. O base, que esteve em Paris, numa ação de promoção de um dos seus patrocinadores, prepara-se para começar a sua 10ª época na Liga, com a mesma motivação de sempre.

"Sinto-me abençoado por fazer aquilo que faço e fiz por merecer o êxito que tive no campo. E espero que haja mais. Tive de trabalhar muito para isto acontecer, foi um caminho muito longo. Vou começar a minha 10.ª temporada e aprendi sempre alguma coisa com todos os companheiros que tive e com todos os rivais que enfrentei", contou o jogador, citado pelo jornal espanhol 'Marca'.

Atirador exímio e detentor de três anéis, Curry tornou-se nos últimos anos numa referência na NBA. "Isto é uma loucura. Cresci tendo como referência jogadores que marcaram uma época, como Steve Nash, Reggie Miller... Sempre quis ser uma mistura dos dois. Toda a gente queria ser como Michael Jordan ou afundar debaixo do cesto como Schaquille. Mas a forma como o basquetebol está a mudar deve-se ao modo como as equipas estão a formar-se e como os jogadores sentem que podem ter impacto no jogo com os triplos. Gosto que digam que mudei o jogo. Espero que essa mensagem chegue juntamente com a ideia que trabalhei muito. Há aspetos do lançamento que todos podemos aprender, mas tens de trabalhar muito. Não podes entrar no pavilhão, começar a atirar dos oito metros e esperar que a bola entre."

Curry faz do lançamento exterior uma das suas principais armas e gosta de ser comparado aos seus ídolos. "Reggie Miller e Ray Allen são os nomes que vêm à mente de qualquer adepto quando se fala em triplos. Foram dois jogadores incríveis, que espero poder alcançar. Foram dois dos melhores atiradores de todos os tempos e, sinceramente, creio que estou na mesma posição e está nas minhas mãos a possibilidade de quebrar as marcas deles. Respeito-os muito por tudo o que me ensinaram e ser colocado ao mesmo nível deles é uma honra."

E quantos lançamentos faz Stephen Curry nos treinos? "Tento fazer uns 500 lançamentos diferentes. Se me vês fazê-lo no campo é porque o faço dos treinos. Termino com uns 50 triplos. Quanto mais difícil melhor...", refere, explicando depois como é o seu estilo de jogo. "Sempre fui criativo na forma de pensar o jogo, na forma de passar a bola ou de atirar. Vi muitos vídeos dos meus jogos, analisei muitos detalhes, como a posição do corpo, o equilíbrio... Para ser honesto, é algo que também trabalho. Num jogo, quando corro com a bola tudo acontece com naturalidade porque isso é reflexo de todo o trabalho que faço."

Os Warriors partem para 2018/19 com ambições a um novo título e sabem que são um alvo a abater. "As temporadas das outras 29 equipas da NBA são focadas em ganhar-nos. E nós trabalhámos muito durante o verão para melhorar. Temos de perceber que esta época vai ser totalmente diferente da anterior, não podemos pensar que basta repetirmos o que já fizemos e esperar que as coisas funcionem", avisou.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de NBA

Notícias
Notícias Mais Vistas