_
Portugal conquistou este sábado três medalhas no Europeu de canoagem de maratona em Silkeborg, com José Ramalho bronze na distância longa de K1 e Sérgio Maciel também terceiro em C1, além da prata de Francisco Santos em K1 júnior.
Na Dinamarca, Ramalho concluiu a long distance race em 2:08.58 horas, a mais de três minutos do vencedor, o dinamarquês Mads Pedersen (2:05.23), que venceu em cima da meta o espanhol Iván Alonso.
O português acabou por consolidar o terceiro lugar, com alguma distância temporal para o norueguês Eivind Vold, quarto a quase 20 segundos do luso, numa prova em que Alfredo Faria foi oitavo (2:12.24).
A corrida C1 foi dominada pelos ibéricos, com Manuel Campos a fechar a prova em 2:08.55 horas, à frente de outro espanhol, Manuel Garrido, com Sérgio Maciel a 34 segundos do vencedor.
O dia rendeu ainda uma prata na corrida júnior de K1, com Francisco Santos a somar um terceiro pódio para Portugal, que até aqui ainda não tinha medalhas na prova.
Fora dos pódios, Joel Miranda e Rui Couto foram quartos em C2 juniores, enquanto o sub-23 Adriano Conceição acabou em quinto a corrida K1 do seu escalão etário, no qual Maria Rego Gomes foi nona, na prova feminina.
No domingo, Silkeborg contará com mais finais com portugueses, nomeadamente em C2 e K2.
Por LusaSeleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Português terminou a 9,22 segundos do espanhol David Llorente, que se sagrou campeão
Canoísta revê-se na forma como o capitão da Seleção gera a carreira
Olímpico português quer chegar até Los Angeles'2028
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Segunda e última janela de inscrições de jogadores para 2025/26 fechou em Portugal e nos cinco principais campeonatos europeus