Fernando Pimenta faz o pleno no Campeonato da Europa

Limiano conquistou o ouro, prata e bronze na Hungria

O melhor canoísta português de sempre e já uma lenda ao nível internacional, Fernando Pimenta, despediu-se dos Europeus de Szeged (Hungria) a cantar o Hino Nacional, ao conquistar o ouro em K1 5.000 metros. Foi a terceira vez que subiu ao pódio no evento magiar, depois de ter sido bronze, na parte da manhã, na especialidade olímpica do K1 1.000 e prata em K1 500 na sexta-feira. Na despedida, o paracanoísta Norberto Mourão também sagrou-se campeão europeu na classe VL2, juntando-se ao ouro de Iago Bebiano e Kevin Santos, em K2 200, ganho na antevéspera.

"Fiz tudo para ouvir o hino. Não fiquei triste com o bronze em K1 1.000, pois fiz o que queria durante parte da prova, mas na outra parte poderia ter dado mais um pouco, porém saio contente, com grandes candidatos a lutar pelo título", disse o olímpico à Lusa.

Em relação à prova que o sagrou campeão europeu, Pimenta foi superior: "Andei muito tempo a liderar, sofri muitos ataques, mas geri a sentir-me bem na ultima volta. Tentei não dar hipóteses e consegui", considerou o atleta multimedalhado em todas as grandes competições.

Para Pimenta tratou-se do seu terceiro título europeu no K1 5.000, como em 2016 e 2022, com o registo de 20.26,749 minutos, impondo-se ao húngaro Ádam Varga, rival em K1 1.000 com a prata em Tóquio’2020, a 0,541 s, e ao dinamarquês Mads Brandt Pedersen, campeão mundial em K1 5.000, a 0,685.

"Infelizmente, um dia isto vai acabar. Tenho de desfrutar de cada prova como se fosse a última. Fi-lo ao máximo, dei um grande espetáculo e honrei Portugal e os portugueses", concluiu o limiano de 34 anos

Por Alexandre Reis
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Canoagem Notícias
Notícias Mais Vistas