Fernando Pimenta venceu a sua eliminatória de K1 500 metros
As seis tripulações portuguesas que esta quarta-feira se estrearam nos Mundiais de canoagem da Alemanha avançaram para as meias-finais, sendo que esta tarde há outras tantas a tentar o mesmo em Duisburgo.
Nas provas olímpicas, a única tripulação que poderia ter saltado esta fase, avançando já para a final, era o K4 500 metros feminino, contudo, Francisca Laia, Teresa Portela, Joana Vasconcelos e Maria Rei não conseguiram a única vaga em disputa, quedando-se pela quinta posição.
O quarteto luso passou a meio em terceiro, porém, com uma segunda metade menos bem conseguida, caiu para quinto, e agora, na meia-final, na sexta-feira, vai ter um forte desafio para conseguir garantir uma das três vagas para a final, que se realiza quatro horas mais tarde, defrontando, entre outras, as poderosas australianas, neozelandesas e mexicanas.
Com mais barcos em prova, o K4 500 masculino não tinha acesso a qualquer vaga direta para a regata das medalhas, classificando-se em quarto, mas estando mais próximo dos primeiros do que tem sido habitual no pós-Tóquio2020, em que foi oitavo.
Na sexta-feira, Lituânia, Ucrânia, Itália, Dinamarca e Nova Zelândia serão os principais rivais a alcançarem um dos três primeiros postos: os 10 melhores do mundo apuram para Paris2024, desde que integrando quatro continentes, pelo que é aconselhável ficarem até sextos.
De resto, Fernando Pimenta venceu a sua eliminatória de K1 500 metros, não olímpica, disputando ao fim do dia a de K1 1.000, enquanto a jovem Beatriz Fernandes foi terceira em C1 200 metros, seguindo também para as 'meias'.
Na canoagem adaptada, Alex Santos e Floriano Jesus competiram em séries diferentes, nas quais os três mais fortes avançavam para a final, porém, acabaram ambos em quarto, pelo que, na sexta-feira, estarão lado a lado na semifinal única, que atribui os últimos três lugares para a regata das medalhas.
Os Mundiais da Alemanha juntam cerca de 2.000 canoístas oriundos de 95 países.
Seleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Português terminou a 9,22 segundos do espanhol David Llorente, que se sagrou campeão
Canoísta revê-se na forma como o capitão da Seleção gera a carreira
Olímpico português quer chegar até Los Angeles'2028
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Belgas e holandeses também perderam