O espanhol Oier Lazkano (Red Bull-BORA-hansgrohe), 'desaparecido' desde meados de abril, foi suspenso provisoriamente pela União Ciclista Internacional (UCI) devido a anomalias no passaporte biológico, foi hoje anunciado.
O 'desaparecimento' de Lazkano, que correu pela última vez em 13 de abril, quando acabou a Paris-Roubaix na 117.ª posição, 'alimentou' durante meses rumores no panorama velocipédico, mas hoje o motivo foi finalmente revelado.
A federação internacional informou que suspendeu provisoriamente o basco na sequência de "anomalias inexplicáveis" no seu passaporte biológico em 2022, 2023 e 2024, épocas em que representou a Movistar.
"A UCI não fará mais comentários enquanto o processo estiver a decorrer", lê-se em comunicado do organismo.
O passaporte biológico é um 'mecanismo' que se baseia na monitorização de determinados parâmetros biológicos (através de amostras de sangue e de urina), que, de uma forma indireta, podem revelar os efeitos da utilização de substâncias ou métodos proibidos.
Oier Lazkano destacou-se no pelotão internacional particularmente em 2023, ano em que se sagrou campeão nacional de fundo, e 2024, com as suas prestações combativas a valerem-lhe a transferência da Movistar para a Red Bull-BORA-hansgrohe.
Desde que chegou à equipa alemã, aquele que é um dos mais destacados ciclistas espanhóis foi uma deceção, completando apenas 11 dias de competição antes de 'desaparecer' inexplicavelmente em abril.
Durante meses, circularam teorias sobre o desaparecimento do corredor de 25 anos, que apagou mesmo as contas nas redes sociais.
Vencedor de uma etapa na Volta a Portugal, em 2020, quando ainda representava a Caja Rural, Lazkano conta com sete triunfos no currículo, nomeadamente na Clássica de Jaén em 2024, temporada em que foi nono no Critério do Dauphiné e foi o primeiro a coroar o Tourmalet durante a 14.ª etapa da Volta a França.
Este é o segundo caso de dopagem relacionado com a Movistar a ser anunciado nos últimos dois dias, já que na terça-feira a UCI anunciou a suspensão por 20 meses do brasileiro Vinícius Rangel, na sequência de três falhas de localização no espaço de um ano.
Por LusaDevido a anomalias no Passaporte Biológico
Ideia lançada pelo presidente da federação de ciclismo do país
Equipa de José Azevedo contrata trepador de 25 anos
Portugal foi campeão olímpico da disciplina
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser acordada pelas Sociedades Desportivas"