A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta quinta-feira a celebração de um acordo tendo em vista a organização das Volta a Portugal, Algarve e Alentejo, para 2026, podendo o protocolo estender-se depois do próximo ano.
A escolha da FPC para organizar estas três provas recai numa empresa espanhola, a Emesports, fundada em 2013 pelo ex-ciclista galego Ezequiel Mosquera, a mesma entidade que organiza na Galiza o Gran Camiño. O antigo ciclista será também o diretor das provas, cargo ocupado até agora por Joaquim Gomes na Volta a Portugal e Alentejo.
“Este é um momento essencial para o futuro das nossas grandes provas. Perante o incumprimento reiterado do anterior organizador da Volta a Portugal, não podíamos continuar a adiar decisões. Tínhamos a responsabilidade de agir com determinação e rapidez, encontrando uma solução sólida e credível”, explicou, em comunicado, Cândido Barbosa, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
De fora deste pacote agora acordado fica a Volta a Portugal do Futuro, que será organizada pela FPC.
Recorde-se que a FPC decidiu-se pela "resolução antecipada do contrato com a Podium Events devido ao incumprimento reiterado das suas obrigações financeiras, situação que se tornou insustentável".
Mas não é ainda certo que este processo com a anterior entidade organizativa da Volta a Portugal e Volta ao Alentejo tenha chegado ao fim, uma vez que a Podium acusou a FPC "de falta de decoro e lealdade".
Ciclista esloveno fez partilha sobre momento vivido em treino
Na quinta e última etapa, o espanhol Raúl Pierna (Movistar) impôs-se ao sprint no final dos 94,7 quilómetros, entre Bétera e Valência
Português é segundo classificado atrás do belga na Volta à Comunidade Valenciana
Português terminou a 24 segundos do novo líder
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Ex-jogador confessou que ao longo de 15 anos de carreira não conseguiu desfrutar das conquistas
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
De acordo com a imprensa espanhola, o caso terá ocorrido a 8 de fevereiro após uma saída noturna de um grupo de amigos
Carlo Alberto Brusa deu explicações à RMC Sport