1/2
De 4 a 10 de outubro de 2025, a Estrada Nacional 2 vai ser palco de uma travessia especial: um grupo de militares da GNR de Évora e a associação VIVER+ vão pedalar os 738 quilómetros entre Chaves e Faro para levar às comunidades uma mensagem clara – a segurança rodoviária começa na educação.
A iniciativa, batizada "Pedalar com Confiança! Viver+ Consciencialização e Segurança", inclui paragens em escolas, bibliotecas e centros comunitários, onde serão realizadas ações de sensibilização. Durante o percurso, serão oferecidos 1 500 exemplares do livro infantil "O Velocidades, o Cadeirinhas e os Seus Sete Amigos – O Regresso pela N2", escrito e ilustrado pelo cabo da GNR Nuno Vilaranda, também presidente da VIVER+.
O projeto ganhou projeção nacional com a associação de João Almeida, ciclista profissional e referência do desporto português, que, mesmo em plena Volta a Espanha, aceitou assinar o prefácio da obra. "A bicicleta não é apenas competição, é também mobilidade. Exige respeito, responsabilidade e segurança desde cedo", sublinhou o atleta.
Os números reforçam a urgência da iniciativa: em 2023 registaram-se em Portugal mais de 141 mil acidentes rodoviários, que provocaram 45 mil vítimas. Nos últimos seis anos, 111 ciclistas perderam a vida nas estradas nacionais, e desde 2019 os acidentes com bicicletas e trotinetes quadruplicaram.
"Educar crianças e jovens é patrocinar futuros condutores e ciclistas mais conscientes e responsáveis nas estradas – menos vulneráveis", afirma o cabo Nuno Vilaranda, presidente da Associação VIVER+ – Associação para Cultura, Desporto e Comunidade, lembrando que este projeto é feito em regime de voluntariado pelos militares, com apoio do Comando-Geral da GNR, municípios e parceiros privados.
Mais do que um desafio desportivo, trata-se, dizem os promotores, de uma "missão nacional" que junta cultura, desporto e cidadania para salvar vidas.
Por Paulo Silva ReisIniciativa conta com o apoio de João Almeida, ciclista português que se encontra a disputar a Vuelta
Português parte dois minutos antes de Jonas Vingegaard
Decisão da organização da prova devido às manifestações
Português cede mais dois segundos para Jonas Vingegaard estando agora a 50
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Governo e Comités Olímpico e Paralímpico dão continuidade aos projetos aprovados a 17 de dezembro de 2024
Interrogatório do Hungria-Portugal
Extremo podia estar de saída do Burnley para o Besiktas