O português Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi esta quinta-feira segundo classificado no prólogo da corrida francesa Boucles de la Mayenne, de 5.400 metros, depois de em 2023 ter vencido este contrarrelógio de abertura.
O ciclista luso, de 27 anos, cumpriu o exercício em 6.50,59 minutos, a uma média de 47,3 quilómetros por hora, um segundo a menos do que o francês Benoit Cosnefroy (Decathlon-AG2R La Mondiale), vencedor da tirada.
Em terceiro ficou o britânico Samuel Watson (Groupama-FDJ), a três segundos do vencedor, num pódio que é igual também na geral.
Campeão nacional de contrarrelógio em 2020, e uma das estrelas portuguesas no ciclismo de pista, o ciclista de Vila Nova de Gaia já tinha sido quinto esta temporada num prólogo, na Volta à Romandia.
Em 2023, triunfou no prólogo das Boucles, ligeiramente mais curto, e ainda viria a sagrar-se campeão nacional de fundo, sendo 'vice' do 'crono', atrás do companheiro de equipa João Almeida.
Acabou a corrida no quarto lugar final, ainda hoje um dos melhores resultados na estrada de um 'pistard' habituado há anos a trabalhar em prol de líderes e chefes de fila da UAE Emirates, que representa desde 2019, ao lado do irmão, Rui Oliveira.
Na luta pela geral final, terá a rivalidade, entre outros, do próprio Cosnefroy, considerado o principal favorito e em grande forma em 2024 -- esta foi a sétima vitória do ano para o francês de 28 anos, oitavo nesta corrida em 2023.
Na sexta-feira, a primeira de três etapas liga Renault-Saint-Berthevin a Ernée em 167,5 quilómetros.
Esloveno bateu Isaac del Toro, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard
Paul Magnier somou a 19.ª vitória da temporada
Atleta participou em três Jogos Paralímpicos em 15 anos de carreira
Ciclista português vai ser operado quando regressar a Portugal
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês