José Manuel Brito da Mana, fundador do Clube de Ciclismo de Tavira (CCT), ao qual está associada a mais antiga equipa profissional portuguesa de estrada, morreu hoje, "vítima de doença prolongada", anunciou o clube algarvio.
Brito da Mana, também antigo vereador da Câmara Municipal de Tavira, dirigente do Ginásio Clube de Tavira e que mereceu a Medalha de Mérito Desportivo concedida pelo Governo português em 1991, fundou o CCT em 1979, tendo sido presença assídua nas principais provas portuguesas até 2003, ano em que abandonou a presidência do clube por doença.
"Era uma pessoa descontraída, de uma bonomia natural. Era, sobretudo, um profundo conhecedor e apaixonado pela modalidade. Poucos homens eram tão devotados ao ciclismo. Ele dava tudo o que tinha à modalidade e ao seu Tavira. Com poucos ou quase nenhuns apoios, fez grandes ciclistas e uma grande escola", lembrou à Agência Lusa Artur Lopes, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O funeral de Brito da Mana, que morreu com 70 anos, realiza-se quinta-feira, às 15 horas, a partir da Igreja de Santo António, em Tavira.
Haverá ainda uma curta passagem pela Suíça. Final será em Roma
Campeão mundial deixa mensagem ao selecionador nacional que se reformou após quase 25 anos no cargo
Operação com 26 arguidos incluindo os ex-corredores da W52-FC Porto
Ciclista Português destaca importância do 'reformado' selecionador de estrada no seu percurso
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial