José Manuel Brito da Mana, fundador do Clube de Ciclismo de Tavira (CCT), ao qual está associada a mais antiga equipa profissional portuguesa de estrada, morreu hoje, "vítima de doença prolongada", anunciou o clube algarvio.
Brito da Mana, também antigo vereador da Câmara Municipal de Tavira, dirigente do Ginásio Clube de Tavira e que mereceu a Medalha de Mérito Desportivo concedida pelo Governo português em 1991, fundou o CCT em 1979, tendo sido presença assídua nas principais provas portuguesas até 2003, ano em que abandonou a presidência do clube por doença.
"Era uma pessoa descontraída, de uma bonomia natural. Era, sobretudo, um profundo conhecedor e apaixonado pela modalidade. Poucos homens eram tão devotados ao ciclismo. Ele dava tudo o que tinha à modalidade e ao seu Tavira. Com poucos ou quase nenhuns apoios, fez grandes ciclistas e uma grande escola", lembrou à Agência Lusa Artur Lopes, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O funeral de Brito da Mana, que morreu com 70 anos, realiza-se quinta-feira, às 15 horas, a partir da Igreja de Santo António, em Tavira.
Mudanças à vista no panorama do ciclismo internacional
Campeão olímpico de madison e 'vice' de omnium é a figura da comitiva com três ciclistas
Ciclista mexicano triunfou no Giro del Veneto
Equipa francesa não conseguiu encontrar novos investidores, que teriam de garantir valores entre os 20 e os 30 milhões de euros
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida