Rui Costa, o único ciclista português campeão mundial na estrada, disse este domingo dever "muito" a José Poeira, o selecionador nacional que decidiu reformar-se após quase 25 anos no cargo.
"Foram muitos anos, muitas viagens e tantas corridas lado a lado. O selecionador José Poeira sempre foi de convivência fácil, com uma palavra amiga e um sentido de equipa que elevava toda a seleção", começou por escrever nas redes sociais o também já 'reformado' Rui Costa.
O selecionador nacional de estrada anunciou na sexta-feira, em comunicado enviado à agência Lusa, que vai reformar-se e abandonar o cargo que ocupou durante quase 25 anos.
O odemirense, de 66 anos, despede-se como 'obreiro' dos maiores feitos da seleção: viu Rui Costa sagrar-se campeão mundial de fundo em 2013, um título único no ciclismo nacional, que celebrou também a medalha de prata de Sérgio Paulinho nos Jogos Olímpicos Atenas'2004.
Entre outros feitos destaque também para a inédita conquista da Taça das Nações de sub-23, em 2008, e para os títulos de vice-campeão mundial de António Morgado em júnior (2022) e sub-23 (2023) e de Nelson Oliveira no contrarrelógio de sub-23 (2009).
"Foi com ele que alcancei o resultado mais importante da minha carreira: juntos fomos campeões do mundo, conquistámos as Taças das Nações e abrimos portas que mudaram o meu caminho para sempre", salientou o poveiro de 39 anos.
Aquele que é um dos melhores ciclistas portugueses de sempre, contando no currículo com 33 triunfos, três dos quais em etapas do Tour, prossegue lembrando que Poeira "deu muito de si à modalidade".
"Eu devo-lhe muito... e o ciclismo português deve-lhe tanto. Obrigado por tudo, Sr. José Poeira. O meu respeito e a minha gratidão ficam para a vida", concluiu Costa, que também anunciou a sua retirada há um mês.
Por LusaCampeão mundial deixa mensagem ao selecionador nacional que se reformou após quase 25 anos no cargo
Operação com 26 arguidos incluindo os ex-corredores da W52-FC Porto
Ciclista Português destaca importância do 'reformado' selecionador de estrada no seu percurso
Deixa de ser selecionador nacional de estrada após quase 25 anos no cargo
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar