O ultramaratonista em ciclismo, Tiago Cação, inicia na próxima segunda-feira, pelas 9h00, o Projecto 278, uma volta a Portugal em bicicleta de 6.000 km que terminará em Lisboa no final do mês, depois de passar por todos os 278 Municípios de Portugal Continental.
Com partida da Praça General Humberto Delgado, junto à Câmara Municipal do Porto, o Projecto 278 vai percorrer Portugal de uma ponta à outra, com a missão de entregar uma carta a todas as autarquias a apelar à profunda redefinição da mobilidade urbana.
Com a meta diária de percorrer cerca de 240 km ao longo do mês de junho, Tiago Cação tentará sensibilizar as Câmaras Municipais, antes das Eleições Autárquicas, para a necessidade da mudança de paradigma nas políticas urbanísticas e de mobilidade, priorizando a sustentabilidade, a saúde, a segurança e a qualidade de vida das populações.
Os centros urbanos são atualmente responsáveis por 70% das emissões de gases com efeito de estufa e o transporte rodoviário é identificado como a principal causa da poluição do ar nas cidades. Com este projeto, Tiago Cação visa defender uma mobilidade mais ativa, sugerindo a inclusão da bicicleta no topo da pirâmide da mobilidade, propondo os passos prioritários para alcançar esse objetivo.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas obras sobre ciclismo e ultramaratonismo, e que fará um documentário sobre a iniciativa.
Autor: J.R.
Ciclista da Emirates fez a subida a rebocar Jonas Vingegaard, a quem ganhou quatro segundos nas bonificações. Parte para mais um dia a 46 segundos da camisola vermelha
Português da Bahrain-Victorious subiu ao 14.º lugar na geral individual
Equipa foi convidada a sair da prova pelo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol
Ao conquistar o mítico Angliru,
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo