Ultra-maratonista português quer passar por todos os 278 municípios de Portugal Continental
O ultramaratonista em ciclismo, Tiago Cação, inicia na próxima segunda-feira, pelas 9h00, o Projecto 278, uma volta a Portugal em bicicleta de 6.000 km que terminará em Lisboa no final do mês, depois de passar por todos os 278 Municípios de Portugal Continental.
Com partida da Praça General Humberto Delgado, junto à Câmara Municipal do Porto, o Projecto 278 vai percorrer Portugal de uma ponta à outra, com a missão de entregar uma carta a todas as autarquias a apelar à profunda redefinição da mobilidade urbana.
Com a meta diária de percorrer cerca de 240 km ao longo do mês de junho, Tiago Cação tentará sensibilizar as Câmaras Municipais, antes das Eleições Autárquicas, para a necessidade da mudança de paradigma nas políticas urbanísticas e de mobilidade, priorizando a sustentabilidade, a saúde, a segurança e a qualidade de vida das populações.
Os centros urbanos são atualmente responsáveis por 70% das emissões de gases com efeito de estufa e o transporte rodoviário é identificado como a principal causa da poluição do ar nas cidades. Com este projeto, Tiago Cação visa defender uma mobilidade mais ativa, sugerindo a inclusão da bicicleta no topo da pirâmide da mobilidade, propondo os passos prioritários para alcançar esse objetivo.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas obras sobre ciclismo e ultramaratonismo, e que fará um documentário sobre a iniciativa.
Autor: J.R.
Esloveno bateu Isaac del Toro, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard
Paul Magnier somou a 19.ª vitória da temporada
Atleta participou em três Jogos Paralímpicos em 15 anos de carreira
Ciclista português vai ser operado quando regressar a Portugal
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua