Iuri Leitão e Ivo Oliveira em destaque na prova que fechou o período de qualificação para Paris'2024
Os portugueses Iuri Leitão e Ivo Oliveira conquistaram no domingo a medalha de bronze em madison das Taça das Nações de ciclismo de pista, em Milton, no Canadá, prova que fechou o período de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024.
Com 46 pontos, fruto de uma volta ao pelotão e pontos conquistados em sprints, a dupla portuguesa terminou na terceira posição numa corrida vencida pelos belgas Lindsay De Vylder e Robbe Ghys, com 67 pontos.
Na segunda posição, com 50 pontos, ficaram os holandeses Jan-Willem van Schip e Yanne Dorenbos, que ultrapassaram os portugueses no derradeiro sprint.
"Fizemos uma prova muito boa, sempre atentos ao desenvolvimento da corrida. Não conseguimos manter o segundo lugar no sprint final, mas estou muito satisfeito com o desempenho da equipa. Estamos de parabéns pelo trabalho desenvolvido", disse o selecionador luso, Gabriel Mendes.
Na prova de omnium feminino, Daniela Campos foi 15.ª, depois de ter sido 17.ª no scratch, 15.ª na corrida de ritmo e 17.ª na eliminação, entrando para a corrida por pontos em 20.ª, subindo ainda cinco lugares.
"Foi a primeira vez que a Daniela fez uma prova da Taça das Nações e da qualificação olímpica. Superou um primeiro desafio na qualificação e depois procurámos fazer o programa de omnium com a maior segurança possível, porque bastava terminar para atingirmos os nossos objetivos", referiu Gabriel Mendes.
O ranking olímpico será divulgado hoje e Portugal está em posição de apuramento nas disciplinas de madison (masculino) e omnium (masculino e feminino), mas, segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), ainda aguarda confirmação da União Ciclista Internacional (UCI), que deve acontecer em 22 de abril.
Prova arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona
Sofiane Sehili multado por "entrada ilegal" na fronteira do extremo-oriente da Federação Russa
Tadej Pogacar (UAE Emirates) é o grande favorito a conquistar o galardão
É um dos mais antigos elementos da equipa espanhola
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa