Acácio da Silva: «Era a oportunidade de dizer obrigado»

Acácio da Silva: «Era a oportunidade de dizer obrigado»
Acácio da Silva: «Era a oportunidade de dizer obrigado»

Acácio da Silva é um nome incontornável na história do ciclismo português, ainda que a sua carreira tenha sido feita fora do nosso país. O antigo ciclista, hoje com 49 anos, natural de Montalegre, continua a ostentar o estatuto de ter sido o único português a chegar à liderança no Giro e no Tour, curiosamente no mesmo ano: 1989. Somou ainda dois triunfos em etapas na Volta à França e cinco na Volta a Itália.

"Claro que é uma boa sensação envergar a camisola de líder nestas corridas. Mas para mim foi, acima de tudo, a oportunidade para agradecer e dizer obrigado aos meus colegas de equipa por todo o trabalho que fazem para quem está em condições de vencer. Por outro lado, conseguimos também dar projeção ao nome dos patrocinadores", afirmou.

Agora dedicado a uma vida fora do ciclismo - é agente imobiliário no Luxemburgo -, Acácio da Silva recorda a primeira vitória conseguida no Giro, em 1985. "Foi em Matera, no sul de Itália. Estava ‘mortinho' para ganhar uma etapa, depois de ter tentado nos anos anteriores", lembrou. A primeira presença do antigo ciclista na Volta à Itália aconteceu em 1982, três anos antes da sua estreia a vencer.

Para o agente imobiliário, que conseguiu liderar em duas das três principais corridas por etapas do Mundo, não há comparação entre a grandeza da Volta à França com as restantes provas. "O Tour é uma corrida universal, os melhores de todo o Mundo querem estar lá. Já a Volta a Itália e a Espanha, com um ou outro estrangeiro a intrometer-se, desperta mais o interesse dos ciclistas desses países. É como a Volta a Portugal para os portugueses", disse.

Favoritos 2010

A partir de amanhã, Acácio da Silva analisará, dia a dia, para Record, as incidências do Giro de 2010. Mas, numa breve antevisão da prova que arranca em Amesterdão, na Holanda, o antigo corredor deixa já o seu prognóstico. "O Giro é uma corrida muito dura. Podem, até, existir dias com muita chuva e o frio a complicar ainda mais a vida aos ciclistas. Para mim, o Ivan Basso é um forte candidato a vencer, pois é um ciclista muito experiente, que conhece bem a prova", concluiu Acácio da Silva.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Ciclismo Notícias
Notícias Mais Vistas