Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Português foi um dos agitadores da corrida
Seguir Autor:
O português António Morgado, medalha de prata em 2023, foi esta sexta-feira 20.º classificado na corrida de fundo sub-23 dos Mundiais de ciclismo de estrada, a decorrer na Suíça, numa chegada a Zurique que coroou o alemão Niklas Behrens.
Behrens, que surpreendeu um pelotão recheado de ciclistas já no WorldTour, concluiu os 173,6 quilómetros entre Uster e Zurique em 3:57.24 horas, batendo sobre a meta o eslovaco Martin Svrcek, segundo, com o belga Alec Segaert em terceiro, a 28 segundos.
A prova ficou marcada pela chuva e o percurso exigente no circuito citadino, mas antes disso foi a prestação de Morgado, que entrou na corrida como vice-campeão mundial em título, a agitar a corrida, com vários ataques entre os quilómetros 90 e 120 do traçado.
Com o pelotão desfeito e a corrida endurecida, a seleção da Suíça anulou a última das movimentações do português e fez 'saltar' Jan Christen para a frente da corrida, na penúltima passagem, e quase venceu a correr em casa.
O alemão Behrens acabou por surpreender vários dos favoritos à vitória, deixando Svrcek e Segaert para trás, assim como Christen, sem consolo no quarto lugar, o britânico Joseph Blackmore, quinto, e o mexicano Isaac del Toro, sexto.
Morgado, entretanto, chegou em 20.º, a quase cinco minutos do vencedor, com Daniel Lima em 22.º. Lucas Lopes foi 63.º, Gonçalo Tavares 70.º e Alexandre Montez abandonou, devido a queda.
"Tentei surpreender de longe. No entanto, com a chuva, senti muito o frio. As pernas como que congelaram", notou António Morgado, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
O selecionador, por seu turno, lembrou que "com outra calma" poderia ter conseguido outro resultado, uma vez que neste tipo de corridas "o segredo está em guardar energia para os momentos decisivos".
No sábado, Ana Caramelo e Daniela Campos competem na corrida de fundo da elite feminina, com 154,1 quilómetros entre Uster e Zurique, com Campos, ciclista olímpica em Paris2024, elegível também para o título sub-23.
Ciclista testou positivo a substância proibida após o Grande Prémio Douro Internacional em 2024
Campeão do Mundo chegou à 6.ª vitória esta época
Esloveno bateu Lipowitz num sprint em grupo reduzido
CIclista equatoriano é o terceiro candidato aos lugares cimeiros da prova a anunciar a desistência
A partir de 2027/28, Portugal terá três equipas na Liga dos Campeões. Sport TV tem as duas primeiras escolhas, com a DAZN a reforçar a transmissão e a garantir a exclusividade na Liga Europa e Conference
Internacional inglês está no Ipswich
Ex-Benfica converteu penálti na vitória (3-0) do Rosario Central na Venezuela
NAC Breda processa Federação devido à nacionalidade de um jogador do Go Ahead Eagles