Vicente García de Mateos segura liderança na chegada a Manteigas
O português César Fonte (LA Aluminios-Metalusa Blackjack) venceu hoje a terceira etapa da 38.ª edição do Grande Prémio Abimota, em Manteigas, onde Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) segurou a liderança.
O ciclista minhoto cumpriu a ligação de 171,2 quilómetros, entre Almeida e Manteigas, em 4:13.54 horas, tendo Mateos, segundo, e João Rodrigues (W52-FC Porto), chegado com o mesmo tempo.
O calor e o percurso acidentado foram selecionando o pelotão, que chegou à meta reduzido aos principais candidatos à classificação geral, com Jesús del Pino (Efapel) a atacar no último quilómetro, à procura de vencer na mesma chegada onde conquistou, no início do mês, o GP Internacional Beiras e Serra da Estrela.
César Fonte seguiu a roda do espanhol e acabou por se impor nos metros finais, conquistando o primeiro triunfo da temporada, enquanto Mateos controlou os rivais diretos e segurou a liderança à entrada para o último dia da prova.
O espanhol, que começou a carreira velocipédica como 'sprinter', mas que tem vindo a melhorar na montanha, aumentou a vantagem sobre Filipe Cardoso (RP-Boavista) para 1.18 minutos, enquanto Fonte está a 1.28.
García De Mateos acumula ainda a liderança da classificação por pontos e da montanha, enquanto Hugo Nunes (Miranda/Mortágua) é o melhor jovem em prova.
A última etapa, marcada para domingo, liga Gouveia a Águeda, ao longo de 176,4 quilómetros com apenas uma contagem de montanha, de terceira categoria.
Equipa de ciclismo vai correr com o nome IPT nos Grandes Prémios do Quebeque e Montréal, para prevenir eventuais incidentes comparáveis aos que se verificam na Vuelta
Camisola vermelha perdeu 10 segundos para o ciclista português
Ciclista mexicano somou a 15.ª vitória da carreira, a 12.ª só em 2025
Português, segundo da geral, conseguiu reduzir em 10 segundos a diferença para Vingegaard na geral
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham