Ciclista holandês só pode regressar à estrada em maio de 2021
O holandês Dylan Groenewegen foi esta quarta-feira suspenso por nove meses pela União Ciclista Internacional (UCI) por ter provocado a violenta queda ao compatriota Fabio Jakobsen na Volta a Polónia, podendo regressar à estrada apenas em maio de 2021.
Em comunicado, a UCI precisa que Groenewegen (Jumbo-Visma) reconheceu ter "desviado a trajetória" do 'sprint' e ter infringido as normas da UCI, na primeira etapa da Volta a Polónia, disputada em 05 de agosto.
Relacionada
"O corredor colaborou com a investigação e aceitou cumprir um período de suspensão até 07 de maio de 2021, correspondente a um período de nove meses desde a data do incidente. O ciclista também aceitou participar em atividades em benefício da comunidade velocipédica", lê-se na nota.
A UCI justifica a sua inédita decisão é a mais pesada sanção aplicada a um corredor sem ser por doping com a "importância de agir neste tipo de incidentes de um ponto de vista disciplinar, de forma consistente" e de continuar a trabalhar para melhorar a segurança na estrada.
Groenewegen tinha sido suspenso pela própria equipa logo em 07 de agosto, após ter originado a violenta queda do compatriota Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep), ao 'atirá-lo' contra as barreiras num 'sprint' a 80 km/hora.
O jovem holandês, agora com 24 anos, ficou em estado grave e foi mesmo colocado em coma induzido pelos médicos, após ter embatido com o rosto nas baias de ferro que ladeavam a chegada à meta.
Jakobsen perdeu todos os dentes, à exceção de um, e teve de levar 130 pontos na face. Posteriormente, foi operado para reconstrução do rosto, tendo-lhe sido retirado um osso da zona pélvica para ser colocado nos maxilares.
Na semana passada, o ciclista da Deceuninck-QuickStep partilhou nas redes sociais uma fotografia em que se podem ver instrumentos cirúrgicos e os pontos retirados do seu rosto, dando conta que espera voltar aos treinos ainda este ano.
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam